OPINIÃO
Por que o cooperativismo de crédito é o futuro da economia?
23 de Dezembro de 2024, 08h44
O ano de 2025 se aproxima, trazendo a oportunidade de refletirmos sobre o que queremos para o futuro. Em um cenário repleto de desafios econômicos e sociais, destaca-se uma alternativa que beneficia desde os pequenos até os grandes: o cooperativismo de crédito.
Enquanto muitos grandes os bancos priorizam o lucro acima do bem-estar coletivo, as instituições financeiras cooperativas propõem um modelo econômico mais justo, inclusivo e sustentável. Um modelo que valoriza pessoas e comunidades, não apenas números.
Nosso cooperativismo de crédito se baseia em fundamentamos e princípios sólidos como inclusão financeira, desenvolvimento comunitário, sustentabilidade, gestão democrática e transparente. Aqui, os associados não são apenas clientes; são donos do negócio, com voz ativa e poder de decisão sobre os rumos da instituição.
Esse modelo se diferencia por sua capacidade única de gerar impactos positivos em múltiplas frentes. Promovemos o crescimento das comunidades onde atuamos, criando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social. E, ao olharmos para o horizonte de 2025, percebemos que essa capacidade será ainda mais crucial.
O cooperativismo de crédito também se destaca por sua agilidade e flexibilidade. Oferecemos um atendimento personalizado, adaptado às necessidades de cada associado, o que nos torna resilientes para enfrentar os desafios econômicos que estão por vir.
Mais do que nunca, as pessoas buscam instituições que causem impacto positivo, respeitem valores como responsabilidade social e sustentabilidade, e priorizem o bem-estar coletivo. Elas não querem apenas crédito; querem alternativas éticas, sustentáveis e humanas.
Por isso, afirmo com convicção que o cooperativismo de crédito é uma das chaves para construir um futuro mais próspero, em 2025 e além, pois estamos oferecendo uma solução ética, sustentável e inclusiva, capaz de transformar realidades e ampliar oportunidades.
Ao abraçarmos este modelo, podemos construir uma economia mais justa e democrática, onde os benefícios são compartilhados por todos. A hora de agir é agora, e a construção de um futuro melhor começa com escolhas conscientes e coletivas, que priorizem o bem comum.
Juntos, fortalecemos os laços de cooperação e continuamos a transformar sonhos em realidade. Para 2025, seguimos comprometidos em impulsionar novos projetos e trabalhar para que a nossa instituição financeira cooperativa seja, cada vez mais, uma parceira confiável no caminho de um sucesso coletivo.
Que sigamos unidos, cooperando e construindo um futuro ainda melhor para as nossas comunidades.
*Marco Túlio Duarte Soares é presidente da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará.