INVESTIMENTOS

MT pode receber montadora chinesa de máquinas

Grupo estuda a possibilidade de instalar a segunda fábrica da XCMG Brasil no Brasil, já existente em Minas Gerais

por GazetaMT

23 de Fevereiro de 2018, 14h41

MT pode receber montadora chinesa de máquinas
MT pode receber montadora chinesa de máquinas

Mato Grosso mais uma vez chamou a atenção de investidores chineses. Nesta quinta-feira (22), o governador Pedro Taques se reuniu com representantes da empresa XCMG Brasil para discutir a implantação de uma montadora de máquinas utilizadas na área da construção civil. Esta é a décima delegação de chineses que visita o Estado, após viagem da comitiva mato-grossense ao país asiático em novembro de 2017.

O grupo de chineses estuda a possibilidade de instalar a segunda fábrica da empresa no Brasil, em Mato Grosso. Há quatro anos, a XCMG Brasil possui uma unidade fabril no município de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

A fábrica no estado mineiro tem a capacidade de produção anual de sete mil máquinas como caminhão guindaste, escavadeira, carregadeira, rolo compactador e motonivelador. A XCMG é quinta maior companhia de maquinário de construção do mundo e a 65º na lista de "As 500 melhores empresas da China".

Na ocasião o governador apresentou os potenciais do Estado, incentivos e recursos de logísticas de Mato Grosso. "Convidei a comitiva para retornar na primeira quinzena de março para detalharmos ainda mais as necessidades da empresa", disse Pedro Taques.

O representante da província de Jiangsu, Sam Shang, se comprometeu em retornar ao Estado para fazer uma apresentação das máquinas fabricadas pela empresa e continuar as tratativas. "Esperamos fazer uma contribuição para Mato Grosso e também uma apresentação do potencial dos nossos produtos que podem ajudar todo mundo".

O secretário adjunto de Empreendedorismo e Investimentos, Leopoldo Mendonça, destacou que Mato Grosso está crescendo e atraindo novos investidores. "Desde o início desta gestão temos buscado melhorar e aumentar a relação com a China. Já estivemos no país fazendo rodada de negócio e a cada dia os chineses procuram o nosso Estado para investir", disse o secretário.

Em janeiro, a empresa chinesa CED Prometheus assinou protocolo de intenções para produção de energia solar na região de Chapada dos Guimarães. A eletricidade produzida atenderá as indústrias do Estado reduzindo o custo em energia. Deverão ser investidos US$ 330 milhões com capital 100% privado e participação da empresa chinesa na instalação da usina. A previsão inicial é de gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos no período das obras.