CHIPS DA CORRUPÇÃO
Na Operação Smartdog, ex-secretária de Saúde de Cuiabá e mais nove eram os alvos
Entre os investigados, um empresário teria recebido 16 parcelas do auxílio emergencial de forma irregular
23 de Fevereiro de 2023, 13h23
Na operação Smartdog para cumprir 10 mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura irregularidades em um contrato da Secretaria Municipal de Saúde para a chipagem de cães e gatos, entre os alvos da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), estão a ex-secretária de Saúde, Suelen Danielen Alliend, mais 8 servidores da pasta, além do proprietário da empresa Petimune, Paulo Victor Braga de Almeida Santos.
A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) apura o procedimento de inexigibilidade de licitação e o contrato celebrado entre o órgão da saúde municipal e a empresa Petimune, com valor estimado em mais de R$ 32 milhões.
As supostas irregularidades vieram à tona após o interventor da saúde da Capital, Hugo Felipe Lima, barrar os tramites do contrato até uma análise completa do caso.
DE FORMA IMORAL
Em paralelo a investigação da Deccor, um fato chegou até a redação do GMT, onde o veterinário Paulo Victor Braga de Almeida Santos, como consta Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, recebeu 16 parcelas do auxílio emergencial entre abril de 2020 e outubro de 2021, em um total de R$ 5.250.
Ele seria o proprietário da empresa Petimuni Agência On Line de Serviços Para Animais de Estimação LTDA, contratada pela Prefeitura de Cuiabá para inserir chips em cães e gatos de rua para monitoramento, e que de fato não poderia se enquadrar nos requisitos sociais para receber o referido auxílio.
Veja nome dos alvos:
Suelen Danielen Alliend, ex-secretária de Saúde;
Alan Borges e Silva, diretor administrativo financeiro da Saúde;
Rosana Lídia de Queiroz Benites, coordenador técnico de Tecnologia e Informática da Saúde;
Fátima Cruz de Hungria, agente Op. de Saúde;
Benedito Oscar Fernandes de Campos, diretor técnico da Saúde;
Ádila Terezinha de Andrade, servidora;
Dalila Romanini, coordenadora especial de rede assistencial administrativa;
Gilmar de Souza Cardoso, secretário-adjunto de gestão da Saúde;
Bianca de Souza Cardoso, servidora;
Paulo Victor Braga de Almeida Santos, dono da empresa Petimuni.