Na tarde deste sábado (21), o candidato a vereador Ibrahim Zaher (MDB), se reuniu com um grupo de jovens com o objetivo de ouvir demandas e sugestões para a elaboração de propostas que fortaleçam políticas públicas do município voltadas para a juventude. A roda de conversa, contou com representantes de vários segmentos como estudantes, esporte, setor imobiliário e lideranças religiosas.
Ao final do bate-papo, Ibrahim destacou que boa parte do que foi discutido é uma realidade já conhecida, com uma juventude colocada em segundo plano e descrente do poder público. “ O compromisso que fiz com eles é se eleito, queremos no ano que vem nos reunirmos com eles novamente, e construir um mandato participativo onde possamos despertar nos jovens o interesse em estar dentro da política e também a importância de estar inserido dentro dela. O jovem desde pequeno tem que saber que ele pode ter despertado esse interesse de estar inserido e participar da construção de políticas públicas em favor da juventude”, disse.
A estudante de 17 anos do ensino médio, Alessandra Martins, terá pela primeira vez a experiencia de exercer sua cidadania como eleitora. E para ela, a iniciativa de Ibrahim em abrir um espaço para conversar com os jovens é muito importante. “Muitas das vezes os jovens são esquecidos, e trazer a juventude para uma conversa sobre política e dar atenção para as nossas necessidades foi muito legal. Pois como eu disse antes, nós somos bem esquecidos porque não temos eventos voltados para nós, a educação precisa de mais infraestrutura com mais apoio para os professores”, comentou.
Para jovem empresário, corretor de imóveis e pastor, Lucas Luciano Zaros, a abertura do debate com a juventude que Ibrahim proporcionou na roda de conversa é uma das ferramentas para inserir os jovens nas discussões de temas relevantes para Rondonópolis. “ As gerações vão mudando, e com isso a forma estratégica de alcançar as pessoas também mudam, então vemos crianças e os jovens com uma noção de tecnologia muito apurada, e muitas vezes isso não é bem aceito no meio político. Desta forma, fomentar feiras de iniciação tecnológica e de ciências, que era uma coisa que o município tinha e se perdeu ao longo das gestões, e seria importante retomar isso para que crianças, adolescentes e jovens conheçam as tendências do mercado de trabalho e as profissões do futuro”, destacou.
Uma melhor utilização das muitas praças espalhadas pelos bairros, com atividades esportivas e de culturais, foi uma das sugestões do professor de Beach Tênis, Vitor Parente. “ Nós temos estes espaços que estão sem aproveitamento pela comunidade, sendo que tem uma quadra de areia e sua quadra poliesportiva, mas fica lá subutilizada. A prefeitura podia utilizar os seus profissionais educadores físicos, aliado aos jovens profissionais recém formados das faculdades, podemos criar pontos de esportes nas comunidades mais carentes, levando a pratica esportiva e cidadania são ferramentas importantes para moldar os jovens cidadãos do futuro, e que sabe atletas de ponta nas mais diversas modalidades”, finalizou.
Ao final da roda de conversa, Ibrahim em caso de conquistar uma das vagas na Câmara convidou os jovens para juntos elaborarem propostas visando fomentar os temas abordados durante o debate.