FORÇA CONJUNTA

Comissão de Saúde da Câmara recebe Tânia Balbinotti que expõe ações emergênciais para conter avanço das arboviroses

Gestora pede para que a população se junte neste esforço em conjunto limpando seus terrenos e quintais

por Emerson Dourado

24 de Janeiro de 2025, 18h59

None
Divulgação

 Na tarde desta sexta-feira (24), a Comissão de Saúde, Assistência Social, Cidadania e Diretos Humanos da Câmara Municipal de Rondonópolis recebeu a secretária municipal de Saúde, Tânia Balbinotti, para uma reunião que tinha como finalidade revelar detalhes sobre a atual situação geral do sistema de saúde do município. A comissão é composta pelas vereadoras Luciana Horta e Mariúva da Saúde, e os vereadores Dr Manoel, Gelsão da Saúde Dr José Felipe.

A gestora do município, assim como fez na sua primeira entrevista coletiva concedida na primeira semana de atuação, detalhou os problemas administrativos encontrados na pasta, onde classificou com um verdadeiro desmonte da estrutura da rede de Saúde do município. Também atualizou as ações emergenciais colocadas em pratica, para principalmente para conter o avanço no número de casos de arboviroses, como a dengue, zika e principalmente Chikungunya.

Tânia destacou que a força tarefa com o apoio de outras secretarias e da Coder vem avançando pelos bairros, além do monitoramento 158 pontos estratégicos, como ferros-velhos e oficinas por parte de 15 agentes de endemias. Além mais de 1.000 imóveis que já foram visitados pelos 350 agentes, que receberam uma recapacitação com foco em saúde, identificação e eliminação de focos de mosquitos.

A secretária fez um apelo para a população se unir nesta batalha contra o mosquito, fazendo sua parte dentro do esforço em conjunto. “Nós conclamamos nesta questão da limpeza, para a população em geral, os órgãos públicos, associações, instituições públicas e privadas, que façam uma limpeza em suas áreas, que não deixem acumular água em quintais e obras paradas, mesmo as da prefeitura, mas também de empresas privadas. Essa limpeza é o front para reduzirmos a quantidade de mosquitos e a quantidade da contaminação e que mais pessoas fiquem doentes”, comentou.

O volume de casos, segundo a secretária vem sobrecarregando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está com sua condição de atender estas pessoas doentes pelas arboviroses acima de sua capacidade. Para isso, a gestora anunciou que uma policlínica deve ser instalada nas dependências da farmácia municipal, onde atenderá até a meia-noite.

NEBULIZAÇÃO

Após limpeza realizada pela Força Tarefa, a próxima ação está sendo de nebulização (antigo fumacê), com 4 equipes de trabalho atuando nestas áreas, segundo Balbinotti, uma quinta equipe deve estar à disposição nos próximos dias. Até 23 de janeiro, receberam a nebulização 15.453 imóveis em Rondonópolis, a expectativa é que nas próximas semana este número evolua mais acelerado.