SEM ESTIGMA DE CARANGUEJO

Desde de que venceu nas urnas, Zé do Pátio segue focado em andar para frente

por GazetaMT

24 de Outubro de 2016, 11h30

Desde de que venceu nas urnas, Zé do Pátio segue focado em andar para frente
Desde de que venceu nas urnas, Zé do Pátio segue focado em andar para frente

Existe um provérbio português que disserta sobre o mito do caranguejo "andar para trás". Adaptado pelo mundo e apesar de não tão verdadeiro assim (caranguejos andam também para os lados e, quando necessário, até para frente), está relacionado a quem toma atitudes contrárias ao seu, e dos demais, crescimento pessoal ou profissional. Trazendo para a tônica política, desde que venceu nas urnas, o prefeito eleito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), corre para se livrar deste estigma.

Resquício, há quem diga, de sua gestão como prefeito em 2009. Sem apoio de importante parcela da classe política, Zé do Pátio caiu na boca dura de críticos para os quais a cidade não se desenvolveu. Em 2016, durante os debates eleitorais municipais, tópicos foram, inclusive, trazidos à tona pelos adversários. O prefeito eleito apanhou um bocado posto até, em certo momento, como alvo de uma "roda de conversa" entre os outros candidatos.

Zé aguentou firme e venceu a eleição, não só mas também, pela postura mantida. Dava ali sinais de um novo político. Talvez renovado (ou renovando) naquilo que justamente poderia lhe atrapalhar: o sangue quente. Se entrasse no jogo dos demais, certamente perderia o foco em sua campanha propositiva.

Passada a disputa, seguiu do Pátio focado em andar para frente. Desta vez, o eleito foi bater nas portas em Brasília buscando garantir importantes apoios. Recorreu, inclusive, aos adversários de campanha. O primeiro a receber o novo prefeito foi o senador José Medeiros (PSD), seguido de outros importantes representantes de Mato Grosso.

O mais emblemático encontro, porém, ocorreria dias depois. Contrariando uma tradição de rixa política, Zé do Pátio se reuniu com o deputado federal Adilton Sachetti (PSB), principal articulador da campanha de Rogério Salles (PSDB) a prefeito justamente pensando que tiraria do páreo a opção por Zé neste 2016. Se encontraram, com direito a troca de cordialidades ao final da reunião.

...

Recentemente, Buxixo se dispôs a trazer o retrospecto político desta briga. O leitor pode conferir clicando aqui.

...

Estritamente sobre a conduta do prefeito eleito, tanto na campanha quanto agora, é importante que se ressalte certa surpresa. Surpreendentemente positiva.

Zé do Pátio está cumprindo o que prometera: seguir com campanha propositiva e gestão que busque alavancar seus projetos. Sem briga, sem mau orgulho e, principalmente, compreendendo que por vezes o melhor é estreitar os laços.

Quebra-se agora uma série de argumentos usados pelos adversários contra o vencedor das eleições. Disseram que não haveria apoio para fazer crescer a cidade, que Zé do Pátio estava sozinho e não saberia como construir parcerias que pudessem lhe ajudar. Enganaram-se todos.

Não contavam com este novo momento. Não contavam com este novo Zé...