UM BASTA AO MACHISMO

'Caminhada em Respeito às Mulheres' reafirma compromisso de Márcia e Emanuel Pinheiro com políticas públicas voltadas para elas

O ato denominado "Caminhada Em Respeito às Mulheres" foi liderado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

por Assessoria

24 de Novembro de 2020, 09h01

Imagem: Divulgação / Assessoria
Imagem: Divulgação / Assessoria

Centenas de pessoas se reuniram na noite dessa segunda-feira (23) na praça Alencastro, e um só propósito, que às mulheres continuem alcançando seu espaço e sendo respeitadas por aqueles que pregam o machismo e tentam diminuí-las. O ato denominado "Caminhada Em Respeito às Mulheres" foi liderado pela primeira-dama Márcia Pinheiro.

Ao conversar com elas, Márcia destacou o maior conjunto de políticas públicas voltados para mulheres na gestão do candidato à reeleição e prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB).

Um dos maiores destaques da gestão é o programa Qualifica Cuiabá, que garantiu formação profissional de mais de 3 mil mulheres, especialmente em bairros mais carentes da cidade, tornando-as novas empreendedoras.

Além disso, a gestão possui mais de 11 mulheres frente ao comando de secretarias municipais. Márcia cita que para a próxima gestão a meta é criar o projeto que irá amparar os ‘filhos do feminícido’, que são crianças que tiveram suas mães mortas pelos companheiros. Neste caso, as crianças receberão um auxílio de R$ 500 até completarem a maioridade e também acompanhamento psicológico.

"Este é um dia tão especial. Vocês estão aqui por causa das ações que valoriza às mulheres. Temos mais de onze mulheres sob o comando de secretarias. Essa gestão valoriza às mulheres, aqui somos felizes e independentes. Queremos avançar em políticas públicas para vocês mulheres, precisamos avançar e cuidar das nossas meninas, jovens e da terceira idade. Que a gente combata o machismo, porque o lugar da mulher é onde ela quiser. Vamos vencer todos os preconceitos, a arrogância e o machismo. Nós fizemos a primeira sala de acolhimento do Brasil, para as mulheres vítimas da violência doméstica possam ser cuidadas. A gente não fala, a gente faz. A gente promete e cumpre. Reformamos toda a casa de amparo para acolher as mulheres no momento mais difíceis de suas vidas. Tem também o Qualifica Mulher, onde conseguimos com isso, não só combater a violência doméstica, mas que elas consigam com os cursos de qualificação poder cuidar da sua família, dos seus filhos, ter uma renda própria. É hora da virada. Pessoas que não tem compromisso com ninguém, vai ter com vocês? Não precisamos de pessoas que denigrem a nossa imagem. Tem gente embriagado pelo poder, que a qualquer custo quer o poder. Não vamos deixar que esse pessoal retire o que já implantamos até agora, a exemplo, da Secretaria da Mulher, o Qualifica Cuiabá e todos os projetos para às mulheres", destacou a primeira-dama.

Por fim, Márcia lembrou de outras ações voltadas para as mulheres como a criação da Secretaria das Mulheres e o primeiro Espaço de Acolhimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica do país. O espaço funciona no Hospital Municipal de Cuiabá - Dr. Leony Palma de Carvalho. Todo projeto foi delineado com auxílio da farmacêutica Maria da Penha, que é hoje a grande referência dos movimentos de defesa dos direitos das mulheres.