SOLIDARIEDADE

Dia do doador de sangue e Covid-19: Quem recebeu a vacina, pode ser doador?

Professor de medicina da Unic explica por quanto tempo as pessoas infectadas ou imunizadas, ficam impedidas de realizar doação de sangue

por Da redação

24 de Novembro de 2021, 15h16

None
Divulgação

A importância de a população manter o hábito da doação de sangue aumentou desde o início da pandemia da Covid-19. Até esta sexta, a Semana Nacional do Doador de Sangue une hemocentros de todo o Brasil na campanha “Somos Todos do Mesmo Sangue”, em alusão ao Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado em 25.11. No entanto, com o aumento da cobertura vacinal e início da aplicação da terceira dose em muitos locais, é preciso entender quais são os cuidados a serem tomados por quem tomou a vacina.


O professor do curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) e infectologista, Tiago Rodrigues, explica que os interessados em doar sangue, que já receberam ao menos uma das doses da vacina para a Covid-19, devem tomar alguns cuidados. Isso porque existe um período em que o candidato fica impedido de doar. O tempo de espera foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e varia de acordo com cada marca. No caso da Coronavac é preciso aguardar 48h, já quem tomou a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, precisa esperar ao menos 7 dias para fazer doações de sangue.

O especialista comenta que o motivo da exigência do aguardo tem o intuito de proteger, tanto quem está doando, quanto quem vai receber a bolsa de sangue. “É importante que o doador leve a carteirinha de vacinação para mostrar a data em que recebeu a dose, seja a primeira ou a segunda, uma vez que o impedimento temporário existe nos dois casos. É importante lembrar também que, se as pessoas tiveram reações ao imunizante, precisam aguardar ainda 7 dias após o desaparecimento dos sintomas”, diz.

Tiago orienta que os interessados que ainda aguardam tomar a dose dos imunizantes, procurem o Hemocentro MT antes de tomar a vacina. “Isso evita que a população tenha que aguardar um prazo para poder realizar a doação e assim, quem precisa também não fica esperando”, diz.

 

Relembre o tempo de espera após se imunizar contra a Covid – 19 de acordo com a vacina:

Coronavac – 2 dias após cada dose

AstraZeneca – 7 dias após cada dose

Pfizer – 7 dias após cada dose

Janssen – 7 dias após a dose

Relembre o que é necessário para doar sangue:

- Ter boas condições de saúde;

- Pesar mais de 50kg;

- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade devem levar formulário de autorização);

- Evitar consumo de alimentos gordurosos por 4 horas antes do procedimento.