DISCURSO

“Povo do Centro Oeste não sabe votar”, diz prefeito de Rondonópolis

Zé do Pátio ataca presidente Jair Bolsonaro e diz que nordestinos votaram em defesa dos pobres na última eleição presidencial

por Estevan de Melo, de Rondonópolis

24 de Fevereiro de 2020, 15h23

Foto: Gazeta/MT
Foto: Gazeta/MT

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), ao sair em defesa dos ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, e atacar o presidente da República Jair Bolsonaro, declarou que mato-grossense não sabe votar.

A declaração foi uma referência ao fato de os mato-grossenses terem votado em sua maioria a favor de Bolsonaro na última eleição presidencial. No mesmo discurso, Zé do Pátio diz apenas o povo nordestino sabe votar, numa alusão ao fato do petista Fernando Haddad ter ganho a eleição presidencial nos Estados do Nordeste.

O discurso de Pátio foi feito dentro de um contexto onde atacava o governo federal pela falta de política pública habitacional, enquanto nos governos do PT, em sua avaliação, os mais pobres detinham acesso a políticas públicas habitacionais. “Só estou entregando terreno aos mais humildes”, disse.

Em seguida, emendou. “Quem deve isso é nós o povo do Centro Oeste. Porque o povo nordestino votou certo. O povo nordestino votou em massa no candidato dos pobres e no mais humilde. O povo do Centro Oeste votou neste que está aí prejudicando o povo com falta de política habitacional. Tem que deixar claro: o erro político nosso tem que ser pago por nós mesmos”.

Embora não seja filiado ao PT, Zé do Pátio é considerado um extremista de esquerda. Na década de 80, militou no MR-8, o Movimento Revolucionário 8 de outubro.

Trata-se de uma organização política marxista que participou da luta armada contra a ditadura militar brasileira. Surgiu em 1964, no meio universitário da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, com o nome de Dissidência do Rio de Janeiro (DI-RJ). Depois foi rebatizada em memória do dia em que Ernesto "Che" Guevara foi capturado, na Bolívia, em 8 de outubro de 1967.

VEJA O VIDEO