PATROCINADOR ELEITORAL

Taques aposta em pesquisas para ser candidato ao Senado

Ex-governador se articula para substituir Nilson Leitão no PSDB

por Estevan de Melo, de Rondonópolis

24 de Fevereiro de 2020, 15h34

None
Divulgação

O ex-governador Pedro Taques patrocinou a realização de pesquisas para verificar a viabilidade de um projeto político de concorrer ao Senado na eleição suplementar programada para o dia 26 de abril.

Aos interlocutores, Taques tem dito que seu percentual mínimo de votos corresponde a 12% com possibilidade de vir a crescer ainda mais. Embora não seja admitido publicamente, a cúpula da classe política avalia que o candidato vencedor deve ter de 20% a 25% dos votos válidos, pois acreditam numa abstenção recorde.

A principal dificuldade enfrentada por Taques é conseguir o aval do PSDB. O partido já decidiu pela candidatura de Nilson Leitão ao Senado.

O ex-deputado federal tem o aval do diretório nacional e, nas últimas semanas, conforme fontes do GazetaMT, manteve diálogo com diversos pretensos candidatos para construir uma chapa única e assim evitar a pulverização de votos.

É consenso dentro do PSDB de que na existência de uma eleição prévia para a escolha do candidato ao Senado, Taques perderia para Nilson Leitão.

Reservadamente, alguns tucanos criticam Taques pela sua falta de cultura partidária, não vivenciando atos do partido enquanto exerceu o mandato de governador.

Consciente da resistência interna, Taques tem se articulando perante o diretório nacional para construir uma candidatura ao Senado e convencer Nilson Leitão a recuar.