MAIS INFORMAÇÕES
PL de Fabinho garante informações detalhadas nas contas de luz dos consumidores que geram energia solar
“Essa proposição tem como objetivo, garantir que os consumidores tenham mais clareza em relação à quantidade de energia solar injetada na rede", destaca parlamentar
24 de Março de 2023, 15h57
O deputado estadual Fabio Tardin “Fabinho” (PSB), apresentou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 930/2023, que dispõe sobre informações obrigatórias a serem inseridas na conta de energia elétrica dos consumidores com microgeração ou minigeração de energia solar, em Mato Grosso.
Fabinho disse que o projeto visa garantir a transparência na prestação de contas por parte das empresas que comercializam e distribuem energia elétrica no Estado. “Essa proposição tem como objetivo, garantir que os consumidores tenham mais clareza em relação à quantidade de energia solar injetada na rede, além de permitir que os cidadãos acompanhem a real quantidade de crédito disponível”, frisou o deputado.
De acordo com o Art. 1° do Projeto de Lei, as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica, deverão informar na conta de energia dos consumidores geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, o histórico dos últimos 12 meses de cada unidade consumidora. As informações deverão conter:
“I – a quantidade de energia solar ativa injetada na rede; II – a quantidade de energia utilizada do crédito a cada mês; III – o saldo residual, correspondente a casa mês, de energia para fins de Compensação de Energia Elétrica”, cita trecho do documento.