OPINIÃO
O Dia das Mães no mercado de brindes corporativos
24 de Abril de 2025, 06h00

Todo mundo tem uma mãe biológica para presentear ou uma pessoa que é uma mãe que merece um mimo nessa data especial. No Dia das Mães aquela que nunca esquece de você não pode ser jamais esquecida, isso é fato. Presentear é sempre uma atitude de reconhecimento e gratidão, e não importa o valor da lembrancinha, ela sempre ficará na lembrança.
Existem mães que gostam de ganhar presente para elas usarem e outras para suas casas usarem. Cada uma tem uma predileção e que precisa ser percebida. Como alguém já disse: “gosto não se discute, no mínimo se respeita, no máximo se lamenta”.
Na simbologia do brinde, quase sempre, tem uma história por trás dele. Há chaveiros que sempre continuarão guardados a sete chaves, e canetas que mesmo depois de secas ficarão conservadas eternamente na gaveta pelo valor estimativo e suas recordações. Há um universo de objetos singelos que escondem muitas reminiscências, por isso se tornam tão importantes ou valiosos.
Independentemente do aspecto da emoção, sentimento e até do afeto, do lado do negócio do marketing, o brinde em datas comemorativas tem grande relevância para o setor da promoção comercial. Ele ajuda a impulsionar o setor diuturnamente, sem picos e vales, harmonizando a atividade com regularidade e sistematização.
O Dia das Mães é classificado como uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando em termos de faturamento geralmente atrás apenas do Natal. No ano passado, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), calculou que no Dia das Mães o comércio e serviços no Brasil devem ter movimentado aproximadamente R$ 15 bilhões em vendas.
As empresas disponibilizam uma galáxia de brindes para fazer uma homenagem as suas colaboradoras que são mães, reforçar o relacionamento com clientes (especialmente aquelas clientes femininas) e para dar apoio nas ações temáticas de marketing alusivas às genitoras ou criadoras (Você escolhe uma das palavras anteriores, ou mesmo as duas).
Um presente no Dia das Mães é sempre uma maneira de expressar consideração e intensificar a relação com clientes e parceiras que também são mães. Este ato estabelece uma ligação emocional favorável com a marca. Um mimo pode demonstrar que a organização se preocupa com o bem-estar de suas colaboradoras que são mães, valorizando o papel crucial que exercem tanto na vida profissional quanto no aspecto pessoal. Este reconhecimento tem o potencial de elevar o moral, a motivação, engajamento e a participação das funcionárias.
Ao prestar homenagem às ‘mamas’, a empresa vincula sua marca a princípios como afeto, família e reconhecimento, o que naturalmente melhora sua imagem e reputação. Além disso, um brinde útil e de qualidade realiza a ‘semeadura’ da marca da empresa na rotina diária da cliente, fortalecendo a lembrança, fidelidade e o respeito em futuras decisões de compra. A mensagem veiculada pelo brinde provoca um estímulo e conexão emocional, levando as mamães a não só identificarem a marca, mas também a se associarem a um gesto de atenção e empatia.
Esse mimo empresarial ofertado no Dia das Mães possui um valor simbólico e estratégico extremamente relevante no contexto institucional. A empresa ao ofertar um gift se torna mais humanizada, evidenciando sua atenção às pessoas. Psicologicamente liga sempre o doador a princípios positivos. E para a melhoria do branding, eleva a visibilidade e o reconhecimento da marca em evidência. O objeto físico mantém a marca visual presente no dia a dia da pessoa presenteada.
A entrega de uma prenda às mães funcionárias contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor, inclusivo e humanizado. As colaboradoras se sentem mais conectadas à empresa quando percebem que ela valoriza seus momentos importantes. Ela auxilia ainda na criação de um ambiente de trabalho mais estimulante, e também estreita relações internas e externas. O ato de presentear demonstra sobretudo reconhecimento e gratidão às funcionárias mães pela responsabilidade tanto na empresa quanto em suas famílias. A ação gera um expressivo fortalecimento na cultura organizacional do negócio.
Com bom gosto e discrição, brindes personalizados com a identidade visual da empresa reforçam a imagem da marca comercial de maneira sutil e eficaz. Por meio desse conceito, existe até a possiblidade de imagens de brindes criativos e de bom gosto terem grande chance de ser compartilhada em posts nas redes sociais, podendo ampliar positivamente o alcance da marca de forma orgânica.
*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e fundadora da AF Brindes e Criações, empresa que se dedica a produção de brindes personalizados. www.afbrindesecriacoes.com.br