SAÚDE MENTAL

Thiago Silva promove ações em prol da conscientização sobre a esquizofrenia

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e 35 anos de idade

por Da redação

24 de Maio de 2024, 18h52

None
Divulgação

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem promovido na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, ações e projetos em prol da conscientização sobre a esquizofrenia e demais doenças mentais. Neste dia 24 de maio, por meio da Lei Estadual de n.º 11.917/2022, de sua autoria, inicia a Semana Estadual de Conscientização sobre o tema.

“Este é um assunto que convivo desde a minha infância e o nosso objetivo é desmistificar o tema, debater e difundir informações sobre o transtorno que é considerado a terceira maior causa de perda de qualidade de vida entre a população jovem, segundo a Organização Mundial de Saúde. Nosso trabalho é para que as pessoas com esquizofrenia tenham seus direitos garantidos pelo Estado, por isso trabalhamos essa política pública de saúde e inclusão social”, afirma o parlamentar.

Ele também apresentou uma solicitação, nesta semana, à Mesa Diretora da AL e ao Parlamento para ficar iluminado com a cor verde, em alusão à Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia, entre os dias 24 e 31 de maio, visando disseminar a ação para o conhecimento da sociedade civil organizada.

A esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e 35 anos de idade. Os seus sintomas, quando não tratados, podem comprometer funções cognitivas e motoras e também o relacionamento social e profissional.

Thiago Silva também é autor da Lei n.º 11.377/2021 que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Esquizofrenia para que o Estado preste atendimento especializado às pessoas de baixa renda que precisam de apoio do poder público na área de saúde mental. “Este é um dos temas que levantamos a bandeira na Assembleia Legislativa por se tratar de algo aparentemente invisível na sociedade e que tem causado muita angústia nas famílias. Estamos trabalhando ações que promovam inclusão e atendimento digno e humanizado para as pessoas e familiares que necessitam de apoio”, finalizou o parlamentar.

Em Mato Grosso, o atendimento a pacientes com transtornos psicossociais é realizado no Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho de Cuiabá, Hospital Paulo de Tarso em Rondonópolis, o Caps - Vida Ativa de Tangará da Serra, Caps Infanto Juvenil de Cáceres, entre outros. Para maiores informações: 66 (66) 3426-6697.