SUCATEADA
Governador critica rede de atenção básica dos municípios e chama de “fracasso”
“Se a atenção básica das prefeituras, principalmente aqui de Cuiabá, estivessem funcionando, elas não precisariam ir lá [Centro de Triagem]”
24 de Julho de 2020, 17h08
Em tom muito crítico, o governador Mauro Mendes (DEM), não poupou chamar de “fracasso” a rede de atenção básica dos municípios da Baixada Cuiabana por causa do caos que se instalou somente nas últimas horas de inauguração do Centro de Triagem na Arena Pantanal, em Cuiabá, com o intuito de diagnosticar e fazer o tratamento precoce dos novos casos de coronavirus no Estado.
Nesta sexta-feira (24), na coletiva virtual, logo após anunciar a reabertura do comércio sem horário de restrição, Mendes tentou justifica a grande demanda ao redor da Arena pela população.
“A quantidade de procura que nós estamos tendo na Arena é diretamente proporcional ao fracasso da atenção básica das cidades aqui próximas de nós, principalmente Cuiabá”, criticou.
Ao ser questionado sobre a inviabilidade da tentativa de diminuir as taxas agravantes, o chefe do Executivo Estadual criticou, “principalmente à Prefeitura de Cuiabá”, pelo sucateamento e o péssimo serviço das unidades básicas de Saúde.
“Acho que a primeira pergunta que todos nós devemos fazer é a seguinte: por que as pessoas estão procurando o Centro de Tratamento da Covid do Governo do Estado?”, questiona.
“Se a atenção básica das prefeituras, principalmente aqui de Cuiabá estivessem funcionando, elas não precisariam ir lá. Elas íam no seu Bairro, na sua UPA, na sua policlínica, no seu programa de Saúde da família, consultaria com um médico, pegariam um remédio e iriam embora pra casa, seria um fracasso a iniciativa do Governo do Estado”, rechaçou.