TODOS A POSTOS
Fanfarra da EEMOP se prepara para participar do desfile de 7 de setembro
Grupo treina desde o começo das aulas no início desse ano no pátio da própria Escola
24 de Agosto de 2013, 05h00

Os alunos da Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP) intensificaram os ensaios para a participação no desfile cívico do dia 7 de setembro, que vai ocorrer no Centro de Rondonópolis. Os estudantes praticam desde o começo do ano letivo. E a dedicação deles surte resultados que não se resumem ao bom manuseio dos instrumentos da fanfarra.
De acordo com o professor de música que coordena o trabalho, Elias Pereira Borges, cerca de 40 alunos de diferentes séries da EEMOP estão na fanfarra do colégio. "Este é o segundo ano que voltamos a participar do desfile. Por causa da greve, este mês alguns estudantes não estão participando dos ensaios. Mas se eles aparecerem no dia também poderão integrar o desfile", explica o professor Elias.
Os ensaios do pessoal da EEMOP ocorrem sempre nas segundas, terças e na quintas-feiras a partir das 16h. O professor Elias Borges diz que a presença dos estudantes no grupo que estará no desfile cívico faz parte de um projeto musical da Instituição. "Primeiro passamos em cada sala avisando aos interessadas em participar que viessem para uma reunião. Em seguida eles tiveram uma aula teórica dos instrumentos. Os alunos também aprenderam a tocar em uma aula prática e depois veio os ensaios", conta.
Elias Borges ressalta que, além de reforçar o senso cívico, a participação na fanfarra do colégio também contribui para ampliar o aprendizado dos alunos na Escola.
"Isso é uma coisa a mais para eles. Porque não é só a música. Na realidade a gente passa ensinamento também em termos de união, aprender a ouvir. Então é para fazer parte da educação deles também", destaca o professor.
Dentre os instrumentos que fazem parte da fanfarra estão o sopro, surdo, bumbo, caixa, tarol, caixa de guerra, pratos, ganzar e repique.
Experiência
O estudante do 1ª ano do Ensino Médio, Yan Michael Anchieta da Costa, de 16 anos, fala que participa do desfile não só para ganhar pontos na Escola. "Eu estou aprendendo algo. É importante essa minha participação porque estou representando a minha escola" revela.
O estudante do 1ª ano do Ensino Médio, Willian Souza Mourão, de 15 anos, vai tocar bumbo na fanfarra. Ele conta que também tem satisfação em representar a EEMOP.
"Estou gostando de estar na fanfarra e pretendo participar de novo no ano que vem. Gosto também porque estou aprendendo a tocar um instrumento", comenta.
A Escola Major Otávio Pitaluga é uma das maiores e mais antigas do município. Ela promete ser um dos destaques no desfile em comemoração à Independência, no mês que vem. O evento cívico celebra uma das datas mais importantes do calendário oficial do país (7 de setembro). Em Rondonópolis a programação está prevista para começar às 08 horas, na avenida Amazonas
Projeto Musical da EEMOPAlém da formação e treinamento da fanfarra da escola, o projeto de música desenvolvido pelo professor Elias Pereira Borges também ensina aos alunos da EEMOP a arte de tocar violão. As aulas ocorrem todas quartas e quintas-feiras das 17h às 18h e qualquer aluno do colégio que se interesse em aprender a usar o instrumento pode participar.
"Se por acaso algum aluno de outra escola tiver vontade de aprender a tocar violão, nesse caso pedimos a ele para conversar com o diretor para ver essa possibilidade", declara.
Elias reitera que o aluno que aprende a tocar o instrumento é acompanhado também em sala de aula.
"Temos um conhecimento geral das notas de cada um deles".