CRIME EM CUIABÁ

MPE denúncia três pela morte de homem que bebeu três garrafas de corote em troca de R$ 1

Jonatas Lira Xavier, de 27 anos, era conhecido como “Indinho” e sofria de doença mental. Ele morreu no dia 11 de agosto, dias após ser desafiado a ingerir as garrafas de pinga.

por Daffiny Delgado, de Cuiabá

24 de Setembro de 2020, 08h09

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O Ministério Público Estadual (MPE) denuncio três pessoas pela morte de Jonatas Lira Xavier, de 27 anos, que foi desafiado a ingerir três garrafas de bebida alcoólica, em troca de R$ 1 real, em Cuiabá.

O crime aconteceu no dia 09 de agosto, em frente a um bar na Avenida República do Líbano. A vítima chegou a ser socorrida, mas veio a óbito no dia 11.

A denúncia foi feita pelo promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins.

Os acusados foram identificados como Victor da Silva Gama, de 26 anos, Augusto Matsubara, de 27 anos, e Fabiane Souza Carvalho, de 22 anos.

Uma adolescente também acompanhava os três, mas não é alvo do processo.

De acordo com a denúncia, Jonatas sofria de esquizofrenia e fazia uso de remédios controlados. Na noite do crime, a vítima que estava descalça e vestia apenas uma bermuda, se dirigiu ao grupo para lhes pedir dinheiro.

“Percebendo a condição da vítima de pessoa com deficiência e, portanto, com a capacidade de autodeterminação reduzida, senão inexistente, os denunciandos e a adolescente condicionaram a entrega do dinheiro à ingestão de garrafas de corote, recipiente que contém cachaça, sem se importarem com as consequências que poderiam advir do desafio”, diz trecho de denúncia.

Toda a ação chegou a ser filmada pelos próprios denunciados.

“A ausência de preocupação com o resultado morte se vê demonstrada especialmente por meio dos registros audiovisuais, em que é possível ouvir as vozes femininas da denuncianda FABIANA SOUZA CARVALHO e da adolescente zombando da situação da vítima, assim como pela ação do denunciando AUGUSTO MATSUBARA em gravar o iter criminis e fomentar o desafio da ingestão exagerada de bebida alcoólica, bem como do denunciando VICTOR HUGO DA SILVA GAMA, que ministrou a bebida”, afirmou o promotor.

Ainda na denúncia, Vinicius Gahyva pediu que seja arbitrada uma indenização aos três a título de danos morais causados à família de Jonatas.

“Ministério Público, visando tornar certa a obrigação de indenizar, direito a ser reconhecido através da vindoura sentença penal condenatória, como efeito secundário da medida, requer seja arbitrado valor a título de reparação dos danos materiais e morais sofridos pelas vítimas e/ou familiares e difusos, uma vez que os crimes de sangue denigrem a paz social que deve vigorar nesta Comarca, ofendendo a toda família humana”.