ITIQUIRA
Município Realiza Capacitação Para Rede de Proteção(“Violências contra crianças e adolescentes e escuta especializada”).
Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria da assistência às crianças e adolescentes de Itiquira
25 de Outubro de 2023, 07h20
A Prefeitura Municipal de Itiquira, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, realizou na semana passada (16 a 20 de outubro) capacitação para rede de proteção: “Violências contra crianças e adolescentes e escuta especializada”, que tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos agentes que integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no município, debater desafios, propor avanços para a consolidação e ampliação da política infanto-juvenil.
Trata-se de uma importante ferramenta para a melhoria da assistência às crianças e adolescentes de Itiquira e, considerando que houve recentemente o Processo de escolha para novos conselheiros tutelares, foi uma oportunidade para o aperfeiçoamento e expansão dos conhecimentos na defesa da garantia de direitos.
Desta maneira, o CMDCA reafirma seu compromisso com ações de capacitações para melhoria da estrutura dos Conselhos Tutelares, garantindo atendimento mais eficiente, humanizado e acolhedor à comunidade. Outrossim, dada a relevância do tema, havia a necessidade de contribuir com a formação de profissionais qualificados para atuarem na escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência, reduzindo assim, os índices de revitimização (em função da obrigatoriedade de implementação dos novos parâmetros em todo o país).
A profissional escolhida foi a Dra. Tarcila Teixeira - Promotora de Justiça, membro do Ministério Público desde 1996, atualmente a frente da primeira promotoria de infrações penais contra crianças, adolescentes e idosos do Foro Central da Comarca de Curitiba; especialista em proteção integral à criança e adolescente; formadora e multiplicadora de depoimento especial pelo Conselho de Supervisão dos Juízos da infância e da juventude (CONSIJ-PR) e Escola da Magistratura do Paraná (EMAP); membro convocado pelo Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP; autora do artigo “Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual - a importância de falar e a arte de ouvir”; co-autora do livro CRIMES CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
O CMDCA agradece imensamente a parceria da Secretária de Assistência Social - Marciara, que não mediu esforços para realização desta capacitação e a Dra. Tarcila por compartilhar seus conhecimentos conosco.