AVENTURA

Rally Ecológico abre as comemorações dos 300 Anos da Capital

A prova acontece no dia 30 de março, com largada no Parque Tia Nair, às 8h, e chegada no Ácqua park, no Manso.

por GazetaMT

25 de Março de 2019, 07h48

Rally Ecológico abre as comemorações dos 300 Anos da Capital
Rally Ecológico abre as comemorações dos 300 Anos da Capital

Com três importantes eixos – preservação ambiental, incentivo à leitura e social – o Rally Ecológico dos 300 Anos abre o calendário de comemorações do aniversário do tricentenário de Cuiabá. A prova acontece no dia 30 de março, com largada no Parque Tia Nair, às 8h, e chegada no Ácqua park, no Manso. Todo o trajeto terá 160 km, passando por lindos pontos turísticos da região. 

Esses pontos e demais alinhamentos, foram debatidos em reunião, na tarde desta quinta-feira (21), entre a comissão do evento e apoiadores, no Comando Geral da Polícia Militar. No âmbito do Município, participam da organização da prova as Secretarias de Cultura, Esporte e Turismo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Saúde, Mobilidade Urbana e Educação.

Representando os integrantes da Prefeitura de Cuiabá, o secretário-adjunto de Esportes, Edilson Odilon, falou acerca do olhar sensível que a prova traz, tratando vários temas que impactam diretamente a população e está em consonância com a transformação que a cidade passa na atualidade.  

“O prefeito Emanuel está muito feliz em poder participar desse evento, por meio do apoio da gestão. Em nome dele quero parabenizar a iniciativa de trazer esses importantes vieses, que trabalham a conscientização das pessoas em um momento de transformação da cidade, onde nossa região se desenvolve em vários eixos e vem se consolidando como uma das melhores capital turísticas do país. Não podemos deixar de destacar o cunho social que o evento trabalha, que é outro ponto também muito realizado na administração do prefeito. Então, é uma ótima escolha iniciar as festividades com o Rally”, ressaltou Edilson.  

No total, segundo dados da organização, o Rally já recebeu inscrições de 113 equipes -  entre carros e motos -, que significam participação de mais de 300 pessoas na corrida. A última edição aconteceu em 2010, por isso, segundo Luiz Galvan, diretor-geral do evento -  uma realização da Cronorally, Sportsmotor Clube, também marca uma retomada da atividade.  

“De grande satisfação para nós que somos apaixonados pela velocidade, ter nosso evento alinhado a este marco dos 300 anos da Capital e sermos o evento que dará o pontapé para essas comemorações. E ter essa proximidade entre os apoiadores soma-se para que o evento seja um grande sucesso e supra as expectativas desse grande momento de festividade”, destacou Luiz.

Percurso -  Largada no Parque Tia Nair, com primeiro carro saindo às 8h e última moto às 10h30. Os participantes passarão pelo Coxipó do Ouro, seguindo para os Distritos do Aguaçu, Guia, Rodovia do Manso e chegada no ÁCqua Park, totalizando os 160 km.

Segurança - Todo percurso terá cobertura da Policia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).  As equipes da Secretaria de Saúde junto e do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) estarão de prontidão para algum eventual contratempo com os participantes.

Inscrições  -  As inscrições podem ser feitas no site cronorally.com.br, até o dia 27 de março. 

Curso de navegação e distribuição dos kits -  No dia 27 todos os inscritos devem participar do curso de navegação. O curso acontece na sede do Grupo Gazeta de Comunicação, às 19h,  onde os  partcipantes vão preencher o formulário de credenciamento da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). No dia 28 o curso acontece na Orion Veículos e no dia 29 a distribuição dos kits na Via Láctea.

Desenvolvimento dos eixos do Rally

 - Meio Ambiente

O Rally vai ter uma parada durante o percurso, na região do Coxipó do Ouro, para o plantio de 300 mudas de árvores nativas, simbolizando os três séculos da Capital.  Além dessa ação, um dia antes -  29 de março -  na mesma região -  ambientalistas ministrará uma sobre o tema de preservação ambiental, na Escola Municipal Nossa Senhora da Penha de França.

 - Incentivo à leitura

Com uma chamada de conscientização crítica, o Rally e a equipe da Secretaria de Educação distribuirão mais de mil kits de livros também na tradicional região do Coxipó do Ouro. A ação educacional acontece no mesmo dia da palestra ambiental (29 de março).

 - Viés social

Parte dos valores serão revertidos para compra de 100 cestas básicas. Essas serão destinadas, ao final, para entidades selecionadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Humano, que tem a primeira-dama Márcia Pinheiro como madrinha.