JUVENTUDE CIDADÃ
Idealizado por Thiago Silva, projeto “Parlamento Jovem” empossa 24 novos parlamentares
Eles também conheceram as instalações da Casa de Leis e participaram de uma capacitação sobre o exercício do mandato, que terá duração de dois anos.
25 de Abril de 2025, 08h25

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta-feira (24), a Sessão Solene de Posse dos 24 parlamentares eleitos pelo projeto Parlamento Jovem, iniciativa que incentiva e garante a participação da juventude nas decisões políticas do Estado. O projeto, idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva, contou com a presença da deputada Janaína Riva e do presidente da ALMT, Max Russi.
“É com orgulho e entusiasmo que parabenizamos os 24 deputados jovens eleitos neste projeto, iniciado ainda no ano passado. O Parlamento Jovem renova a nossa esperança no futuro da política e da cidadania no nosso Estado. Idealizamos esse projeto para promover a participação dos jovens na política, proporcionando a eles a oportunidade de aprender sobre o trabalho parlamentar e contribuir com indicações e propostas de lei, sempre com foco em melhorias para a população”, afirmou o deputado Thiago Silva, padrinho do projeto.
Os 24 parlamentares jovens, eleitos no final do ano passado por meio de votação em escolas públicas e privadas, são: Anita Simões, Arianny França, Carolina Oliveira, Daniel Piter, Danilo Silva, Enzo Nelson, Joaquim Vitalino, Kauã Felipe, Kemelly Lopes, Maria Julia Arjona, Melissa Monasky, Pedro Carmo, Jhully Morais, Yasmin Vitória, Alfredo Pontin, Emanuel Santos, Enzo Souza, Hiago Dias, Hiago Souza, Hisis Gomes, Joales Souza e Thalita Lopes.
Durante a Sessão Solene, o presidente da ALMT, deputado Max Russi, destacou a importância do projeto, que será ampliado em novas edições, e parabenizou a atuação do deputado Thiago Silva. “Esses jovens representam a força da juventude mato-grossense e, a partir de agora, têm a responsabilidade de representar com ética todos os jovens do Estado. Sejam muito bem-vindos ao Parlamento; esta Casa de Leis também pertence a vocês”, declarou o parlamentar.
Os parlamentares jovens receberam exemplares da Constituição do Estado e do Regimento Interno da ALMT. Eles também conheceram as instalações da Casa de Leis e participaram de uma capacitação sobre o exercício do mandato, que terá duração de dois anos.
Em sua fala, o deputado Thiago Silva compartilhou sua trajetória em defesa da juventude, quando lutava pela implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso, em Rondonópolis, como fruto de sua formação no curso de política da Fundação Ulysses Guimarães (FUG). “É uma grande felicidade participar dessa sessão, principalmente por ter iniciado minha vida pública ainda jovem, lutando pela educação. Acredito que a educação é a maior ferramenta de transformação social, e o Parlamento Jovem tem como foco proporcionar aprendizado, conhecimento e participação política. As grandes transformações deste país foram conduzidas pela juventude”, ressaltou.
Ao final da Sessão Solene, foi realizada a eleição interna da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. A chapa 2, intitulada “Voz Ativa”, foi eleita com 10 votos. A composição ficou definida da seguinte forma: Presidente: Yasmin Vitória, Vice-presidente: Melissa Monasky, 2ª vice-presidente: Ana Júlia, 1º secretário: Daniel, 2º secretário: Alfredo, 3º secretário: Jhully e 4º secretário: Danilo.
“Quero saudar nosso padrinho, deputado Thiago, e todos os presentes nesta Sessão Solene. É com muita felicidade que assumo a presidência da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Recebo este mandato com humildade e determinação. Levarei este dia comigo para sempre, como a materialização de uma jornada coletiva”, declarou a presidente eleita Yasmin Vitória.
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação, de Câmaras Municipais e da Comissão de Infância e Juventude da OAB.