Barulho
Comércio do centro apela para locutores para anunciar ofertas e provoca poluição sonora
25 de Maio de 2015, 09h47
O comércio da região central da cidade, no afã de divulgar as suas ofertas e aumentar suas vendas, têm insistentemente apelado para a utilização de aparelhos de som e 'locutores' de calçada e tornado a vida de transeuntes um verdadeiro inferno, tamanho o barulho provocado pelas aparelhagens de som, utilizados por grande parte das lojas, muitas das vezes, uma ao lado das outras, cada uma com sua aparelhagem de som e seus 'locutores'.
Há horários, normalmente os de maior movimento de pedestres, em que é possível flagrar vários locutores se esgoelando simultaneamente e, literalmente, cercando as pessoas na rua para adentrarem seus locais de trabalho. Além de incomodar e impedir as pessoas de conversarem entre si, o som, quando muito alto, caracteriza poluição sonora, o que causa danos ao sistema auditivo e irritação nas pessoas, e é crime punido com a reclusão de um a quatro anos e pagamento de multa.
Para os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a pessoa é exposta a períodos prolongados à poluição sonora, como no caso de vendedores e pedestres, o barulho pode provocar efeitos negativos para os seres humanos, como estresse, depressão, insônia, agressividade, perda de atenção e de memória, dor de cabeça, cansaço, gastrite, queda de rendimento no trabalho, zumbido, perda de audição temporária ou permanente e surdez, entre outros males.
O Buxixo entende que o comércio precisa se comunicar e procurar atrair novos clientes, mas venhamos e convenhamos, não pode ser tirando o sossego das pessoas da forma como está se fazendo.
Por outro lado, gostaríamos de saber por anda a fiscalização de posturas e ambiental da cidade, que não procura colocar um freio nos mais abusados.
Esperamos que os gerentes e encarregados pelas lojas em geral procurem rever suas posições e entender que o método, se é que atrai algum cliente, também espanta vários deles. Como diriam os mais antigos, bom senso e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Vamos ficar de olho...