MERCOSUL

Senador José Medeiros quer tirar Venezuela do Mercosul

O assunto é polêmico e já dividiu o senado no passado

por

25 de Junho de 2015, 08h20

Senador José Medeiros quer tirar Venezuela do Mercosul
Senador José Medeiros quer tirar Venezuela do Mercosul

Senador José Medeiros quer revogar a decisão que incluiu a Venezuela ao bloco do Mercosul. FOTO: InternetApós o incidente ocorrido em Caracas, o senador José Medeiros tem criticado duramente a postura do país, fato que culminou nesta quarta-feira (24) quando ele protocolou um projeto de decreto legislativo que revoga a aprovação do Congresso Nacional à adesão da Venezuela ao Mercosul, com a justificativa que o país não teria respeitado a cláusula democrática do bloco.

Em 2009 o Senado Federal votou, com 35 votos a favor e 27 contra, pela inclusão da Venezula no Mercosul, bloco econômico dos países latino-americanos que tem por objetivo integrar as relações econômicas, políticas e sociais entre as nações.

Atualmente, o Mercosul é o bloco econômico com a maior reserva de petróleo do mundo.

O fato da Venezuela ser o país que detém mais de 90% da produção de barris pode pesar na hora de decidir a medida que corta as relações entre o bloco e o país.


Entenda o incidente

Senadores brasileiros - entre eles José Medeiros - que viajavam à Venezuela para um encontro diplomático com líderes opositores e mulheres de presos políticos contrários ao governo do atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foram hostilizados por manifestantes pró-governo enquanto se dirigiam do aeroporto de Caracas ao presídio onde está encarcerado Leopoldo López, principal liderança de oposição no país. Os senadores tiveram que cancelar os compromissos e voltar rapidamente ao Brasil.