ATUALIZAÇÃO

Rondonópolis chega a 12 dias sem óbitos em momento de indicadores da pandemia em queda

A expectativa é que os números continuem em queda nas próximas semanas

por Da redação

26 de Outubro de 2021, 09h33

SEBASTIAO MOREIRA (EFE)
SEBASTIAO MOREIRA (EFE)

Rondonópolis completou nesta segunda-feira (25), 12 dias sem ocorrência de mortes em decorrência da Covid-19. O último óbito foi registrado em 13 de outubro e confirmado no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde no dia 14 de outubro. Desde abril de 2020, a cidade não registrava tantos dias seguidos sem registros de mortes pela doença.

Além da queda nos óbitos, Rondonópolis passa por um momento de redução no número de casos da doença, bem como de diminuição nas internações em função do coronavírus. Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira mostra que a cidade registrou apenas 8 novos casos nas últimas 24 horas e a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) está abaixo de 20%, com 16,7% dos leitos ocupados. No total, 5 pessoas estavam internadas em UTIs. Nas enfermarias da rede pública, também há redução nas internações, e dois pacientes estavam hospitalizados, com ocupação de 2,2% dos leitos disponíveis.

Diante do atual quadro da pandemia na cidade, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Amoroso, destaca a estabilidade alcançada com o avanço de vacinação, o que tem permitido a diminuição de restrições de medidas de combate ao coronavírus, com horários mais flexíveis para o funcionamento dos estabelecimentos em geral e realização de eventos, entre outros. “O avanço da vacinação trouxe uma maior estabilidade e nesse momento estamos registrando queda em todos os indicativos, inclusive, com 12 dias sem nenhuma morte pela doença”.

Para o secretário, a população teve papel fundamental para que Rondonópolis chegasse a esse momento desde que compreendeu as obrigações e medidas necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. “A população está fazendo o seu papel”, ressalta Vinícius Amoroso.

A expectativa é que os números continuem em queda nas próximas semanas. Mesmo assim, o secretário reforça que apesar da maior estabilidade, a pandemia não acabou e é primordial que a população mantenha a atenção com os cuidados necessários, evitando aglomerações, usando máscaras, mantendo as medidas de higiene e de biossegurança, sem deixar de se imunizar contra a Covid-19, completando o ciclo de vacinação como determina o Ministério da Saúde.