SEGURANÇA
Deputado Thiago apresenta indicações e destaca investimento do Estado no “Programa Tolerância Zero”
O parlamentar é autor das Indicações nº 902/2021 e nº 905/2021, que cobram o chamamento de policiais civis, penais e militares aprovados nos últimos concursos do Estado
26 de Novembro de 2024, 15h32
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) destacou os investimentos e as ações planejadas pelo governo de Mato Grosso no recém-lançado Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado. O programa foi anunciado nesta segunda-feira (25) pelo governador Mauro Mendes, que também comunicou a criação da nova Secretaria Estadual de Justiça e a nomeação de novos servidores para reforçar a segurança pública.
Thiago Silva é autor das Indicações nº 902/2021 e nº 905/2021, que cobram o chamamento de policiais civis, penais e militares aprovados nos últimos concursos do Estado. Entre as medidas anunciadas pelo governador, destacam-se a nomeação de 94 policiais civis — incluindo 15 delegados substitutos, 23 escrivães e 56 investigadores —, além de 55 policiais penais.
Outra iniciativa anunciada foi a convocação de 245 militares para o curso de formação. Desse total, 200 serão alunos soldados da Polícia Militar, 30 candidatos a oficiais da PM e 15 para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar.
“O fortalecimento da segurança pública é uma das principais demandas dos 142 municípios do Estado. Como deputado, tenho defendido a convocação de novos servidores para ampliar a atuação das forças de segurança em benefício da população. Além disso, enfrentamos graves problemas, como a entrada de celulares e entorpecentes nos presídios. O Programa Tolerância Zero é uma resposta estratégica para atacar essas questões de forma estruturada”, declarou o parlamentar.
O governador Mauro Mendes enfatizou que a nova Secretaria de Justiça terá um foco direcionado na gestão do sistema penitenciário, buscando oferecer condições adequadas de trabalho e assegurar que os presos cumpram suas penas sem transformar as unidades prisionais em “home offices”.
Entre as ações do novo programa, destaca-se a criação do Comitê Integrado de Combate ao Crime Organizado. Este será composto por representantes do governo estadual, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da nova Secretaria de Justiça (Sejus), das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Ordem dos Advogados do Brasil - MT (OAB-MT), do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública.
Além disso, será implementado o Centro de Monitoramento Externo do Sistema Penitenciário, utilizando câmeras do programa Vigia Mais MT, instaladas em todas as penitenciárias. O monitoramento será realizado pelo setor de inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública, ampliando o controle e a segurança nas unidades prisionais. Com essas ações, o governo do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa, reafirma seu compromisso de fortalecer a segurança pública e combater o crime organizado em Mato Grosso.