AÇÕES E PROJETOS

Ibrahim faz balanço do primeiro ano de mandato; e destaca três principais projetos aprovados

Zaher também ocupa os postos de 1º secretário da mesa diretora, presidente da Escola do Legislativo e líder do executivo na Câmara

por Da redação

26 de Dezembro de 2025, 10h28

None
Divulgação

Com o ano de 2025 chegando ao fim e o recesso parlamentar na Câmara Municipal, o vereador Ibrahim Zaher (MDB), fez um breve balanço de seu primeiro ano de mandato em seu retorno após 08 anos fora da Casa de Leis Rondonopolitana. Neste período, o vereador aprovou projetos relevantes e promoveu articulações voltadas para suas bandeiras de lutas muito enfatizadas na campanha eleitoral, como a saúde, esporte e cultura e desenvolvimento econômico.

SAÚDE

Na saúde, foi o autor da Lei para fornecimento gratuito de canetas emagrecedoras para obesidade e diabete tipo II, a iniciativa veio após uma visita no Centro de Diabetes e Endocrinologia de Rondonópolis (CEDERO), e conhecer a realidade dos pacientes que sofrem com estas comorbidades, e o alto custo destes medicamentos que podem segundo os especialistas serem utilizados com muita eficácia para estes tratamentos. “Hoje Rondonópolis tem mais de 500 pessoas com grau de obesidade nível 3, ou obesidade mórbida. Neste grupo, o maior índice de mortalidade são as doenças cardiovasculares, mais até do que câncer, mais do que acidente, ou seja, a obesidade está diretamente ligada a isso. Então é uma grande revolução da indústria farmacêutica, nós estamos conseguindo salvar vidas, mas é um medicamento caro, e nós aprovamos essa lei. Coloquei também uma parte da minha emenda para ajudar o prefeito a comprar essas canetas. Quem tem obesidade, não é fácil você emagrecer sozinho, não é fácil você mudar, pois envolve uma série de coisas e o CEDERO já faz um trabalho com psicólogo, nutricionista, endocrinologista e ter essa injeção lá vai ser mais uma ferramenta para transformar a vida das pessoas”, explicou Zaher.

O parlamentar também deu destaque a outra a Lei de sua autoria que autoriza a prefeitura a regulamentar a aquisição e o fornecimento de medicamentos nas farmácias credenciadas do Município, o que possibilitará um maior acesso para pessoas atendidas na rede básica de saúde e prestigia os estabelecimentos farmacêuticos locais. “ Por muitas vezes a gente vê pessoas que não conseguem acessar medicamentos porque a gente sabe que isso não é só da gestão, a gente viu no início do ano o prefeito adquiriu de uma empresa um caminhão de remédio e não recebeu, para você romper esse contrato é até dificultoso, a gente sabe que as leis no Brasil são muito ruins, são muito engessados para você conseguir punir uma empresa que está prestando um mau serviço. Então essa é uma ferramenta que o prefeito se assim entender colocar em prática, nós vamos possibilitar que esses medicamentos que são essenciais possam ser pegos nas farmácias e o município fazer o pagamento, é uma forma de você prestigiar o comércio local e ainda você não deixar que o tratamento seja interrompido”, disse.

ESPORTE

Outra bandeira de luta de Ibrahim é o esporte, neste segmento foi autor da Lei Craques da Terra, que são auxílios pontuais para os jovens atletas do município que não tem condições de arcar com determinados custos que o esporte apresenta, como explica o vereador. “Quem nunca foi abordado, às vezes, na rua com uma criança vendendo uma rifa, para pagar sua viagem, para ir competir e levar o nome de Rondonópolis para fora? Nós sempre vemos isso, e esse projeto vai poder o município ajudar pontualmente, por exemplo, o atleta vai participar de um campeonato estadual de judô vai ter uma ajuda que possa ir para essa competição, para pagar sua inscrição, sua alimentação, talvez sua estadia, e cada nível mais alto do esporte, o auxílio vai aumentando gradualmente. Então, é uma ferramenta para que esses atletas que têm representado tão bem o Rondonópolis possam ter uma ajuda do poder público", finalizou.

ATUAÇÕES IMPORTANTES

Ibrahim propôs e foi presidente da Comissão Especial de Investigação da Santa Casa, que apura irregularidades na instituição, após sete meses de trabalhos de apuração que incluiu visitas in loco, análises de contratos e auditorias documentais, concluiu o relatório final da CEI.

Outros projetos aprovados de Ibrahim Zaher neste ano que merecem destaque são: Lei que prioriza atendimento clínico de pacientes em hemodiálise, Lei que autoriza o Executivo Municipal, a implantar os jardins de chuva, a instituição a semana do Cerco de Jericó no calendário oficial do município e atualização da Lei de ocupação do solo.

Zaher também ocupa os postos de 1º secretário da mesa diretora, presidente da Escola do Legislativo e líder do executivo na Câmara.