História pura

Cuiabá pode receber investimento federal para a revitalização do Centro Histórico

Cuiabá tem mais 30 dias de prazo apara a apresentação de um projeto básico de revitalização do local, que será apresentado em Brasília

por YURI RAMIRES/ DE CUIABÁ

26 de Fevereiro de 2013, 12h00

Cuiabá pode receber investimento federal para a revitalização do Centro Histórico
Cuiabá pode receber investimento federal para a revitalização do Centro Histórico

Pode ser concretizada nos próximos meses a tão discutida revitalização do Centro Histórico de Cuiabá, afirmou a prefeitura da capital. Segundo as informações, o projeto poderá ser realizado através do PAC das Cidades Históricas do Governo Federal. Em reunião na capital federal, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MT), Maria Duque de Abreu, garantiu que Cuiabá poderá ser cotada no orçamento de R$ 300 milhões destinados para a preservação dos centros. 

 Mendes afirmou que a apresentação da proposta foi bem recebida, agora, Cuiabá tem mais 30 dias de prazo apara a apresentação de um projeto básico-executivo de revitalização do Centro Histórico, que será apresentado em Brasília junto ao Instituto. 

 "Cuiabá disputa com mais 44 cidades um recurso de R$ 300 milhões nesta primeira etapa do programa. Cabe a nós sermos competentes para fazer um bom projeto básico-executivo, que será o critério de seleção para a distribuição desse dinheiro", afirmou o prefeito. 

 O Projeto que será apresentado deve contemplar as melhorias, o rebaixamento da fiação, ampliações das calçadas, restauração de vias e a recuperação de destinação para uso dos prédios públicos e casarões abandonados.

O Centro Histórico de Cuiabá é tombado como patrimônio histórico desde 1993, dentre os locais que mais precisam de restauração destaca-se o Beco da Candieiro, reduto de prostituição e usuários de drogas. 

LEIA TAMBÉM: 

Tiroteio no Centro Histórico de Cuiabá termina com dois feridos

Incêndio destrói casa no Centro Histórico de Cuiabá