VÁRZEA GRANDE

Câmara vai investigar vereador preso por envolvimento com traficantes

Jânio Calistro está preso desde dezembro de 2019 pela suspeita de ser mentor do tráfico de drogas

por Estevan de Melo - De Cuiabá

26 de Fevereiro de 2020, 15h08

None
Divulgação

A Câmara Municipal de Várzea Grande oficializou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar, processar e julgar o vereador Calistro Lemes do Nascimento, conhecido como Jânio Calistro, preso desde novembro de 2019 pela suspeita de ser um dos mentores do tráfico de drogas em Várzea Grande.

A portaria que oficializou a CPI foi divulgada no Diário Oficial dos Municípios desta quarta-feira (26) e é assinada pela vereadora Gisa Barros.

Caberá ao relator da CPI, o vereador Carlos Garcia (PSB), solicitar cópia integral do inquérito policial conduzido pela Delegacia de Repressão de Entorpecentes e ainda solicitar que os delegados responsáveis pela investigação sejam ouvidos.

Também deverá proceder com a juntada de reportagens divulgadas pela imprensa que noticiam o envolvimento de Calistro com o tráfico de drogas.

Após os procedimentos, Calistro vai ter o prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Se condenado à perda do mandato pela Câmara Municipal de Várzea Grande, Calistro ainda ficará inelegível pelo período de oito anos. Atualmente, o mandato é exercido pelo primeiro suplente, o jornalista Caio Cordeiro.

Confira abaixo a íntegra da portaria:

CÂMARA MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR PORTARIA N° 001/2020

A Presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Várzea Grande – MT, neste ato representada pela Senhora Vereadora GISELE APARECIDA DE BARROS, no uso de suas atribuições legais conferidas pelo Regimento Interno da Câmara Municipal e pela Lei Orgânica do Município de Várzea Grande-Mt, e CONSIDERANDO os fatos noticiados no Ofício nº 4468/2019/DRE/CC, RESOLVE:

Instaurar a Comissão Parlamentar de Inquérito, objetivando apurar em toda a sua dimensão a prática, em tese, de ato que constitui quebra de decoro parlamentar previsto no Art. 267, III, do Regimento Interno da Câmara Municipal c/c Art. 41, II, da Lei Orgânica do Município de Várzea Grande – MT, que resultou na prisão preventiva e no consequente indiciamento do Vereador Calistro Lemes do Nascimento, pela prática, em tese, dos crimes previsto nos Arts. 33 e 35, da Lei 11.343/2006, e determinar ao Vereador Relator que, Registrada e Autuada esta, tome, desde logo, as seguintes providências:

o 1º) J. aos autos a Comunicação da Prisão, bem como, solicite-se cópia integral do Inquérito Policial, instaurado pela Delegacia de Repressão de Entorpecentes;

o 2º) Ouçam-se o Delegado de Polícia que Presidiu o Inquérito e policiais que atuaram na operação que resultou na prisão do Vereador Calistro Lemes do Nascimento;

o 3º) Junte-se aos autos matérias veiculadas pela imprensa/mídia noticiando a respeito dos fatos;

o 4º) Notifique-se o denunciado para apresentar defesa preliminar e arrolar testemunhas que entender de direito, no prazo de 10 (dez) dias.

Após a execução das providencias acima ordenadas, voltem-me os autos conclusos para ulteriores deliberações.

CUMPRA-SE.

Várzea Grande-MT, 20 de fevereiro de 2020.

Gisele Aparecida de Barros

Presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar