BASE ETILÍCA

Partido da Cerveja cresce nas pesquisas e deve fazer oposição a extrema direita na Áustria

por Da redação

26 de Fevereiro de 2024, 14h37

None
Divulgação

O Bier Partei, o 'Partido da Cerveja' da Áustria, tem pontuado nas pesquisas eleitorais da Áustria e pode ser um forte aliado da oposição à extrema direita no país.

A entidade foi fundada pelo  músico da banda Turbobier,  Marco Pogo, alter ego de Dominik Wlazny,  além de ser médico formado pela Universidade de Medicina de Viena e humorista.

Com o registro oficial da organização, o Bier Partei tem pontuado em 7% da intenção de voto dos austríacos, que vão para as urnas no segundo semestre de 2024 para eleger um novo governo.

A grande questão é que quem lidera as eleições na Áustria são os extremistas de direita do OFP, partido de extrema-direita nacionalista. Mesmo vencendo, eles teriam minoria e precisariam compor governo. Mas Wlazny é um duro opositor da extrema-direita, inclusive por ser um forte defensor da vacina contra a covid-19.

Portanto, o partido satírico da cerveja deve cair na composição de frente ampla que somará o partido verde, os sociais-democratas e o atual governo de centro-direita do Neuhammer.

Um partido assim daria certo no Brasil?

Via Revista Forum