GONÇALO BOTELHO

Escola aposta no empreendedorismo trabalhando com produtos feitos com material reciclável

Os alunos aproveitaram materiais que seriam descartados e ainda colocaram à venda.

por Assessoria

27 de Janeiro de 2020, 11h23

Os alunos foram elogiados na apresentação     Imagem: Divulgação
Os alunos foram elogiados na apresentação Imagem: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Gonçalo Botelho de Campos, em Várzea Grande, encerraram o Projeto Sustentabilidade e Empreendedorismo, realizando a apresentação dos projetos para a comunidade escolar. O evento ocorreu na última sexta-feira (24.01), durante o período matutino, com as equipes realizando suas apresentações.

Segundo a diretora, Shirley de Oliveira Cardoso, participaram todos os alunos do ensino fundamental e médio, com o objetivo de trabalhar as múltiplas inteligências, a socialização dos alunos visto que a escola é uma só.

A diretora explica que o Projeto iniciou com a apresentação aos alunos de que a ideia era trabalhar com materiais recicláveis.

Numa segunda etapa, os estudantes foram divididos em três grupos – decoração, artigos para festas – incluindo reaproveitamento alimentar - e material escolar.

“Tudo produzido com material reciclado que foi vendido durante a apresentação. Por tabela, os alunos aprenderam os princípios básicos do empreendedorismo”, assinala.

O estudante Guilherme Rossini, do 1º ano do ensino médio, acredita que trabalhos como esse são interessantes e produtivos tanto para os alunos como para os professores. A sua colega, Maria Eduarda também tem o mesmo pensamento.

“A inovação, principalmente em relação ao aproveitamento alimentar chamou a minha atenção e de muitos colegas. Mostrou todo o esforço dos alunos que atuaram no projeto”, define.

Os pais participaram da apresentação e ficaram empolgados com os trabalhos. É o caso da dona Patrícia, mãe da estudante Maria Eduarda que participou de uma das equipes. ”Muito importante o incentivo por parte dos professores, pois foi essencial para o êxito do projeto”, frisa.

Dona Deise, mãe de duas alunas – Talita Maria e Ana Lúcia - também saiu satisfeita com as apresentações.  “As minhas filhas que apresentaram receitas alternativas, estudaram essas receitas e na prática ficaram ótimas, saborosas”, comemora.

A professora Adriana da Silva, fez um trabalho com alunos com maiores deficiências na aprendizagem e ficou surpresa com o resultado. “Elaboraram os projetos e executaram com sucesso. São nota 10. Melhor impossível”, ressalta.

Para a auxiliar de nutrição Daiana Maria, o uso de caixas de papelão mostra como reutilizar um produto que poderia ser descartado. “O aproveitamento de sobras de comida indica que podemos cuidar melhor de nosso planeta”, explica.