SAÚDE MENTAL

Deputado Thiago Silva defende políticas públicas para a saúde mental da população

O assunto, de tão relevante, foi tema da redação do primeiro dia do Enem deste ano que abordou “O estigma associado às doenças mentais”

por Redação com assessoria

27 de Janeiro de 2021, 14h14

Foto: assessoria
Foto: assessoria

Janeiro branco é conhecido como o mês de conscientização e debate sobre a pauta da saúde mental, cada vez mais importante no cotidiano das pessoas, e o deputado estadual Thiago Silva (MDB) trata o assunto como uma das suas principais bandeiras no parlamento de Mato Grosso. O assunto, de tão relevante, foi tema da redação do primeiro dia do Enem deste ano que abordou “O estigma associado às doenças mentais”.

De acordo com o estudo americano Mental Health: Trends & Future Outlook, publicado pelo National Institute for Health Care Management (NIHCM), a doença mental tornou-se mais comum a partir de 2010 com 1 em cada 5 adultos sofrendo de doença mental em um determinado ano. O crescimento geral é em grande parte impulsionado por taxas mais altas de doença mental em pessoas de 18 a 25 anos. Outro dado importante divulgado pelo levantamento foi que o total de sessões com psicólogos quase dobrou no mesmo período, indo de 9,1 milhões para 17,6 milhões, uma diferença de 93,8%. E as consultas com terapeutas ocupacionais avançaram de 818,6 mil para 1,9 milhão.

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções.

 Os cuidados necessários com a saúde mental são importantes para a pessoa realizar suas atividades no dia-a-dia, mantendo o equilíbrio com a família, saúde, vida financeira, mercado de trabalho, auto-estima e também tristeza e frustração.

 Principalmente neste período de pandemia do coronavírus onde o ser humano teve que sair da sua zona de conforto, deixando de realizar diversas ações e se ver praticamente obrigado a ter que viver em isolamento ou sem contato social próximo.

Neste contexto, o deputado Thiago buscou destinar recursos para o atendimento à saúde mental como a vinculação do Hospital Psiquiátrico Paulo de Tarso aos repasses do Estado, via Fundo de Equilíbrio Fiscal (Feef) conquista essa que estruturou o ambiente e o atendimento da instituição com mais de R$ 195 mil no ano passado e em 2021 serão mais de R$ 500 mil.

 “Nosso trabalho na Assembleia é para que o Estado e a sociedade possam ter um olhar especial para as pessoas que possuem problemas mentais e estamos focados para garantir mais investimentos para os hospitais que prestam este atendimento de grande relevância”, disse Thiago Silva.

 Silva é autor de projetos importantes na Assembleia Legislativa, como 41/2020 que cria a rede de apoio às pessoas com esquizofrenia e demais doenças psíquicas com objetivo de estruturar o atendimento por parte do Estado. O parlamentar também é autor do projeto 327/2020 que cria a Linha de Apoios aos Profissionais da Saúde – LAPS. O objetivo do projeto é atender o trabalhador da saúde que indicar qualquer necessidade de acolhimento, orientação e suporte emocional necessário de um profissional especializado em saúde mental.

Nesta sexta-feira (29) a partir das 19h, o deputado Thiago irá lançar no estado um novo projeto chamado “Conte Comigo" que irá abordar para a juventude do estado, palestrar sobre inteligência socioemocional e assuntos pontuais como a depressão. A ideia é expandir para todas as regiões de Mato Grosso.

Em 2021, o deputado pretende destinar mais emendas para hospitais que prestam atendimento a pessoas com doenças psíquicas e cobrar do Governo que possa ter uma rede especializada de atendimento em todo o estado para amparar à população que possui problemas mentais.