OPINIÃO

A Revolução na Proteção Perimetral do Sistema Carcerário Brasileiro - Proteção Perimetral em Fibra Óptica

por Hervem Hudson Bozello

27 de Janeiro de 2025, 06h00

None
Divulgação

Já imaginou uma unidade prisional à prova de fugas? Onde qualquer tentativa de escavação, escala ou quebra de muros poderia ser detectada em tempo real de forma preventiva e precisa? E mais, elevando o nível de segurança e reduzindo o custo operacional da unidade prisional?

Mantendo nossa disposição de levar conhecimento ao público consumidor, relativamente às inovações apresentadas pela Indústria Nacional no quesito inovações tecnológicas para proteção perimetral avançada, manteremos o alinhamento com nossa última resenha (A Finalidade e as Inovações das Barreiras Perimetrais de Segurança) e, desta vez, focalizaremos o segmento público, especialmente o sistema carcerário brasileiro.

Dados públicos recentes indicam que houve mais de 1.200 fugas em unidades prisionais federais e estaduais, com uma preocupação especial nas unidades de regime semiaberto¹, onde a vigilância, pela natureza do regime de cumprimento de pena, em que os reclusos participam de programas de ressocialização, acabam por maximizar as fugas.

Entendendo o cenário, temos que nos últimos três anos os gestores (federais e/ou estaduais) do sistema carcerário brasileiro têm enfrentado desafios significativos em termos de segurança, com esse número expressivo e crescente de fugas.

Atenta às necessidades deste segmento, a indústria nacional, focada na solução e disposta a inovar, com alternativas que atendam as demandas, respeitem a legislação e potencializem a atuação de maneira preventiva, em especial as que proporcionam conhecimento prévio do evento, com integração a outros sistemas de proteção e emprego de tecnologias que revelem excelente custo-benefício, desenvolveu soluções avançadas de proteção perimetral em fibra óptica.

Como Funciona?

A solução desenvolvida pela Alfa Sense², empresa brasileira de inovação tecnológica, transforma uma fibra óptica comum num sensor acústico distribuído que vai captar todos os eventos em campo. Um software avançado com algoritmos especiais faz o filtro destes eventos que ocorrem ao longo do perímetro, convertendo-os em assinaturas únicas como se fosse uma “impressão digital”, separando automaticamente os eventos que não representam perigo, como chuva, vento, pássaros, pequenos animais, entre outros, de eventos que representam realmente perigo, como escalada, escavação, quebra de muro, serra de gradil, corte de alambrado.

Acrescente-se que, quando disposto sob o solo (enterrado), cria de forma inovadora uma barreira virtual (tornando o piso sensível) para a detecção de passos e aproximação de veículos, gerando um alarme antes da intrusão. Em todas as condições de instalação, pode acionar automaticamente uma câmera, um holofote, uma sirene até um drone, bem como informar de forma proativa a central de operações para uma pronta resposta.

Benefícios e Aplicações

As soluções apresentadas permitem setorização da proteção perimetral, o “traqueamento” com o sistema de videovigilância e outras tecnologias, a gestão remota dos eventos, a redução dos riscos às equipes de pronta resposta, além de conceber um modelo de “defesa” que alcança prevenir fugas, impedir aproximação de estranhos, conhecer tentativas de lançamento de objetos sobre muros, cerca e muralhas, compondo barreira a ser disposta mesmo em locais em que seja impossível e imprópria a colocação de grades, cerca, ofendículos e outros elementos que podem causar ferimentos às pessoas ou limitações ao fluxo de animais silvestres.

É uma revolução que pode transformar a segurança das unidades prisionais no Brasil, já que é inerte aos surtos de energia (não energizada em campo) e imune às agressões do tempo (vento, poeira, maresia, incidência solar, chuva, dentre outros).

A indústria de desenvolvimento de soluções concebeu soluções indicadas para cenários diversos, que permitem a setorização por zonas individuais de até 1 km cada, protegendo até 4 km de perímetros por equipamento, ideal para pequenos e médios perímetros, como os encontrados em muitas unidades prisionais estaduais. Permite a integração total com outros sistemas de segurança eletrônica, como câmeras e centrais de alarme, garantindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer tentativa de fuga.

Apresenta também solução ainda mais robusta, que atende ao monitoramento de perímetros de até 20 km com máxima precisão e confiabilidade. O modelo também se utiliza de sensores ópticos, que não queimam e são imunes a quaisquer tipos de interferências eletromagnéticas e intempéries. Em ambos os modelos, o sensor de campo tem uma garantia de 25 anos e uma vida útil de mais de 100 anos.

O segundo modelo permite a criação de zonas virtuais flexíveis, com a localização precisa do evento em campo, portanto tem aplicação especialmente em grandes unidades prisionais, onde a extensão do perímetro pode ser um desafio significativo. Os modelos podem ser configurados individualmente, segundo características próprias de cada ambiente (unidade), para uma resposta imediata e precisa a qualquer tentativa de fuga ou intrusão.

Alinhamento com as Políticas de Segurança

A Secretaria Nacional de Administração Penitenciária tem promovido políticas de modernização e aumento da segurança nas prisões, e as soluções que demonstramos estão alinhadas com essas diretrizes, oferecendo uma proteção eficaz e de alta tecnologia.

Conclusão

Funcionando como alternativa aos modelos existentes e de baixa performance, a implementação dessas tecnologias nas unidades prisionais federais e estaduais pode reduzir significativamente o número de fugas, especialmente em regimes semiabertos. Podemos, portanto, concluir que a indústria desenvolve e oferece soluções inovadoras para a proteção perimetral avançada, atendendo a ampla gama de demandas evidenciadas pelo mercado de segurança eletrônica e, especialmente para o Setor Público da Administração Penitenciária, oferece uma tecnologia inovadora e desenvolvida para a realidade nacional. Independentemente de onde se encontre o “sítio” a ser protegido, pode transformar a segurança perimetral das unidades prisionais brasileiras, pois tem a capacidade de detectar e responder a intrusões de forma precisa e imediata. Essas soluções são essenciais para melhorar a segurança, otimizar recursos, aumentar a eficiência do sistema de pronta resposta e reduzir o número de fugas no sistema carcerário nacional.

¹Dados de segurança penitenciária.

²A Alfa Sense é uma empresa brasileira de tecnologia, que se destaca no desenvolvimento e fabricação de soluções avançadas em sensoriamento óptico e Internet das Coisas (IoT), conhecida e reconhecida por suas soluções inovadoras em segurança eletrônica, mineração, óleo e gás, e energia.

* Hervem Hudson Bozello é Tenente Coronel Veterano da Polícia Militar de São Paulo, Advogado (pós-graduado em Direto Público e LGPD) e Consultor e Especialista em Segurança Empresarial, com 40 anos de experiência em gestão de riscos e ações de proteção e defesa nos segmentos público e privado, com participação direta na formulação de Políticas de Segurança Empresarial, Planos Municipais de Segurança Pública, Planos de Segurança Patrimonial para estrutura de Óleo e Gás, Condomínios Residenciais, Empresariais e Industriais.