GUERRA CONTRA O CRIME

'Disciplina' de facção responsável por autorizar mortes em MT é preso pela Polícia Civil

O investigado era o responsável pela autorização de cometimentos de crimes na região mediante repasse do valor de 20% dos lucros obtidos com as práticas criminosas.

por Redação

27 de Outubro de 2021, 07h58

Reprodução
Reprodução

A Polícia Civil prendeu um criminoso de alta periculosidade, que ocupava um cargo importante dentro da hierarquia de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e outros crimes em Poconé. A prisão ocorreu no final de terça-feira (26.10).

De acordo com a PC, a prisão faz parte da Operação Vitae, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), para combater a atuação de organizações criminosas em Poconé e região.

Conforme informações, o criminoso é membro do grupo criminoso, exercendo o cargo de “disciplina”, na região do bairro Cohab Nova, no município. O investigado era o responsável pela autorização de cometimentos de crimes na região mediante repasse do valor de 20% dos lucros obtidos com as práticas criminosas.

Durante as investigações, também foi constatado que o suspeito atuava com tráfico de drogas, havendo em sua na residência do suspeito a movimentação típica de comércio de entorpecentes.

Além disso, o traficante também estaria envolvido em crimes de homicídios (tentados e consumados) cometidos a mando da facção criminosa, por vingança ou para ganhar notoriedade dentro do grupo criminoso.

O suspeito possui diversas passagens criminais por envolvimento em crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e receptação.

De acordo com o delegado de Poconé, Maurício Pereira Maciel, durante os trabalhos investigativos foram levantados elementos que demonstram a periculosidade do investigado e a sua dedicação a atividades criminosas.

“Ele é uma pessoa bastante temida além do temor tanto por populares, quando por outros membros do grupo criminoso do qual faz parte, o que faz com que as pessoas tenham receio de pronunciar qualquer informação a seu respeito”, disse.

Diante dos fatos, o delegado representou pela prisão temporária do suspeito pelos crimes de  tráfico de drogas, associação criminosa armada e organização criminosa. A ordem judicial foi deferida pela Justiça e cumprida nesta terça-feira (26), com apoio dos policiais da Derf Cuiabá.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Poconé para as providências cabíveis e posteriormente colocado à disposição da Justiça.