INADIMPLÊNCIA

Mais de 68 Milhões de brasileiros estão endividados; saiba como começar 2025 com as finanças em dia

O estudo destaca a falta de planejamento financeiro como um dos principais fatores para a alta inadimplênci

por Da redação

27 de Dezembro de 2024, 09h00

None
Divulgação

O fim de ano chegou e, com ele, a oportunidade de reorganizar a vida financeira e começar 2025 com a vida financeira reorganizada. Contudo, um levantamento recente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um cenário preocupante: 4 em cada 10 brasileiros estão com o "nome sujo". Isso representa 68,1 milhões de pessoas inadimplentes, um aumento de 1,13% em relação a outubro de 2023.

O estudo destaca a falta de planejamento financeiro como um dos principais fatores para a alta inadimplência. Dos registros de negativação, 89,4% correspondem a pessoas que já haviam enfrentado essa situação nos últimos 12 meses. Cerca de 24% conseguiram quitar suas dívidas ao longo do ano, mas acabaram voltando à lista de inadimplentes.

Ainda dá tempo de sair do vermelho

Apesar do cenário desafiador, especialistas garantem que é possível reorganizar as finanças e começar o ano novo sem dívidas, afirma Renata Medaglia, diretora de Operações da cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará, recomenda começar com um diagnóstico financeiro detalhado.

"O primeiro passo é contabilizar todas as contas em atraso para saber o valor total que precisa ser quitado. Depois, é importante procurar as instituições financeiras para renegociar, buscando reduzir juros e multas e, se necessário, parcelar as dívidas", orienta.

Renata ressalta que o final do ano é um momento propício para refletir sobre hábitos financeiros e desenvolver disciplina. "A organização financeira não é só sobre números, mas também sobre mudanças de comportamento que evitem imprevistos no futuro".

Programa "Fique no Verde" ajuda associados a quitar dívidas

Pensando em facilitar a regularização de débitos, a cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará lançou o programa "Fique no Verde", que oferece condições especiais para associados inadimplentes.

"Queremos ajudar nossos associados a reorganizar suas finanças. Oferecemos abatimentos em juros e multas, proporcionando facilidades para que eles possam quitar seus débitos. Essa é uma oportunidade única para resolver pendências e começar o novo ano com responsabilidade financeira", explica Medaglia.

Como sair do vermelho e entrar 2025 no verde

- Faça um diagnóstico financeiro: liste todas as dívidas em atraso e suas condições de pagamento;

- Priorize os pagamentos: dê prioridade às dívidas com juros mais altos.

- Negocie com os credores: procure condições mais favoráveis, como abatimentos ou parcelamentos;

- Crie um orçamento: ajuste os gastos para evitar novos endividamentos.

- Busque educação financeira: invista em aprender mais sobre como gerenciar suas finanças para evitar erros no futuro.

Sobre a cooperativa

A cooperativa Sicredi Integração Mato Grosso, Amapá e Pará é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A, comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.

Com mais de 135 mil associados, a cooperativa atua em Mato Grosso nos municípios de Rondonópolis, Pedra Preta, Itiquira, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, São José do Povo, Guiratinga e Tesouro. No Amapá os pontos de atendimento estão localizados em Macapá, Tartarugalzinho, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão. A cooperativa Sicredi Integração MT/AP/PA atua ainda em Afuá, no Pará.