Novela do Aterro Sanitário: nova discussão em março

por GazetaMT

27 de Fevereiro de 2012, 17h19

Novela do Aterro Sanitário: nova discussão em março
Novela do Aterro Sanitário: nova discussão em março

Ficou marcada para março uma nova reunião entre o Ministério Público do Estado (MPE), o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e a Prefeitura Municipal para buscar soluções para a instalação do aterro sanitário na cidade. A Promotoria do Meio Ambiente somente está aguardando uma decisão judicial acerca do assunto para buscar uma solução definitiva.

A NOVELA

Ainda em 2003, o Ministério Público do Estado (MPE) instaurou um inquérito civil público para apurar a situação do 'lixão' da Mata Grande e indicava a necessidade de se instalar um aterro sanitário na cidade.

Em 2007, o Sanear encaminhou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) um diagnóstico ambiental para aprovação. O órgão estadual não aprovou, e requereu o EIA-Rima. A falta de licença ambiental, somada à falta de sustentabilidade do município em relação à manutenção do aterro sanitário foram os fatores que determinaram a não obtenção de recursos federais para a construção do aterro.

No entanto, em 2011 a licença ambiental foi concedida pela Sema e a implantação do aterro depende somente de alguns fatores como a criação da taxa de lixo.