anunciada
Tragédia no Rio Grande do Sul repercute em Rondonópolis
A tragédia suscitou a discussão sobre a segurança em grandes eventos festivos
28 de Janeiro de 2013, 10h43
A tragédia que ocorreu nesse fim de semana na cidade gaúcha de Santa Maria, onde 233 pessoas perderam a vida e mais de uma centena ficaram feridos, repercutiu em todo o mundo, de onde chegam manifestações de pesar e solidariedade aos parentes e amigos das vítimas.
Em Rondonópolis, a população ficou pesarosa e solidária às vítimas e parentes, e superada a dor inicial, a tragédia suscitou a discussão sobre a segurança em grandes eventos festivos e já surgem pela imprensa e mídias sociais as primeiras comparações com eventos realizados na cidade, onde constantemente as pessoas são expostas à riscos semelhantes.
O prefeito Percival Muniz (PPS), que ainda no domingo postou mensagem na sua página no facebook se solidarizando com o povo gaúcho. "Toda nossa solidariedade! Que Deus conforte a cada um dos familiares, amigos e parentes das vítimas!!!", escreveu.
Outro que se manifestou a respeito foi o vereador Thiago Muniz (PPS), que postou em sua página no facebook na manhã dessa segunda-feira, 28, a seguinte mensagem. "Ainda estou pasmo com essa tragédia no Rio Grande do Sul. Vou cobrar na tribuna da Câmara Municipal na quarta feira que organizadores de festas em Roo sigam RIGOROSAMENTE todas as regras de segurança para que as pessoas que frequentam tais eventos estejam realmente seguras!!! Temos exemplos aqui na cidade que por Deus não viraram TRAGÉDIAS", escreveu o vereador.
Imediatamente, surgiram diversos comentários, principalmente cobrando a fiscalização em eventos na cidade. "Nosso prefeito tem que colocar a fiscalização de postura para funcionar! Não podemos esperar a boa vontade dos promoters", postou Luciano Regis.
A tragédia remete a alguns fatos recentes ocorridos na cidade, quando por pouco não ocorreram tragédias como o da cidade gaúcha. No último dia 9 de dezembro do ano passado, por exemplo, o desabamento dos camarotes da área vip de um show sertanejo deixou oito pessoas feridas.
Na ocasião, o tenente-coronel Vanderlei Bonoto, comandante do Corpo de Bombeiros, afirmou que a área vip onde ocorreu o acidente estava superlotada, pois o local teria sido liberado para receber 250 pessoas, mas no camarote havia pelo menos mil.
A empresa que organizou o evento, a Ricardo Camilo Produções, continua livremente organizando shows e eventos.
Um outro fato preocupante com relação aos eventos realizados na cidade diz respeito ao grande número de mortes por tiros que ocorrem em tais eventos, deixando claro a falta de preocupação de alguns organizadores de eventos e donos de casas noturnas com a segurança do seu público, que paga para se divertirem e, muitas das vezes, dão de cara com alguma tragédia já anunciada.