ELEIÇÕES 2024/26
PL faz cinco prefeituras do TOP 10 das maiores cidades de MT; Odílio Balbinotti Filho sai fortalecido para 26
28 de Outubro de 2024, 07h06
Após o término das eleições municipais neste domingo (27), com a definição do pleito em Cuiabá, onde no segundo turno deu Abílio Brunini do PL, o novo quadro de forças políticas do Estado apresenta o Partido Liberal, com cinco das 10 populosas cidades de Mato Grosso. Uma performance nas urnas que pavimenta uma candidatura própria do PL para a disputa do governo em 2026.
A vitória incontestável da direita mato-grossense também fortalece o nome do empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti filho, que atuou decisivamente em pelo menos três cidades das cinco que o PL venceu, sendo Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.
Outros fatores que podem ser relevantes para Balbinotti ganhar musculatura política, são o fato de ser próximo e ter ótima relação com ex-presidente Jair Bolsonaro e ter exercido papel fundamental na articulação vitoriosa no projeto do prefeito eleito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL).
De fato se tivermos este quadro de ascessão do "outsider", Odílio Balbinotti filho, teremos uma corrida pelo Palácio Paiaguás bem interessante sob o olhar estratégico dentro de um estado fortemente voltado para o agro e de direita.
Maiores cidade de Mato Grosso:
Cuiabá: PL – Abílio Brunini
Várzea Grande: PL - Flávia Moretti
Rondonópolis: PL – Cláudio Ferreira
Sinop: PL - Roberto Dorner
Sorriso: 120.985 União - Alei Fernandes
Tangará da Serra: 112.547 União - Vander Masson
Primavera do Leste: PL - Sergio Machnic
Lucas do Rio Verde: Rep - Miguel Vaz
Cáceres: PSB - Eliene Liberato
Barra do Garças: União - Dr Adilson