SERVIÇO DESCENTRALIZADO

Deputado Thiago propõe pontos de atendimento das concessionárias de serviços públicos em cidades-polo

Caso sancionada pelo Governo, a medida deverá ser um marco na melhoria do atendimento e na inclusão de comunidades

por Da redação

28 de Novembro de 2024, 08h13

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Divulgação

Em uma medida que busca aproximar os serviços essenciais da população, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, nesta segunda-feira (27), em segunda votação, o Projeto de Lei 82/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que propõe a instalação de pontos de atendimento das concessionárias de serviços públicos em cidades-polo.

“Sabemos que boa parte da população reside há centenas e milhares de quilômetros da Capital, como por exemplo Colniza, Colíder, Bom Jesus do Araguaia, entre outras, e a nossa proposta tem o objetivo que as empresas concessionárias de serviço público na área do transporte, gás natural e energia, como é o caso da empresa Energisa, tenham pontos de atendimento nas cidades-polo visando descentralizar o serviço ao cidadão, que paga seus impostos e possui este direito de ter um serviço público de qualidade”, afirmou o deputado.

De acordo com a proposta, as concessionárias de serviços públicos que realizem sua atividade em mais de uma região do Estado de Mato Grosso deverão instalar, ao menos, um ponto de atendimento presencial em cada cidade-polo. Segundo o projeto, o Estado de Mato Grosso está dividido em regiões, conforme estabelecido pela Secretária de Estado de Planejamento, devendo ser observadas desta maneira as cidades polos a serem instalados os pontos de atendimento. São consideradas cidades-polo em Mato Grosso, Rondonópolis, Colniza, Confresa, Barra do Garças, Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Água Boa e Pontes e Lacerda.

A iniciativa recebeu elogios de munícipes. Carlos Costa, morador da região de Peixoto de Azevedo, destacou a importância da proposta. “É uma medida providencial do deputado Thiago, que demonstra seu compromisso com os moradores de regiões remotas, que frequentemente enfrentam dificuldades para acionar empresas como a Energisa. Um atendimento presencial e de qualidade é fundamental para essas pessoas”, afirmou.

A extensão territorial do Mato Grosso é de 903.329,700 quilômetros quadrados, conforme contagem populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.035.122 habitantes distribuídos em 142 municípios. E, devida a vasta extensão do território, existe grande dificuldade dos munícipes residentes de mais longínquas cidades de conseguirem um atendimento eficiente por parte das concessionárias de serviços públicos.

Caso sancionada pelo Governo, a medida deverá ser um marco na melhoria do atendimento e na inclusão de comunidades que, por muito tempo, ficaram à margem do suporte presencial das empresas que possuem concessão.