OPERAÇÃO SALDO DEVEDOR
Polícia Civil cumpre 6 mandados contra associação criminosa envolvida em golpes pela internet
Em um dos locais foi constatado o crime de furto de energia e o suspeito foi preso em flagrante delito
28 de Março de 2025, 08h22

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou, nesta terça-feira (1.4), a Operação "Saldo Devedor" para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão domiciliar, na Capital e em Várzea Grande.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Comarca de Cuiabá, decorrentes das investigações iniciadas em 2020 para apurar crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de capitais.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos simultaneamente nos bairros CPA III, CPA IV, Dom Aquino, Centro América e Village Flamboyant, em Cuiabá, e no bairro Mapim, em Várzea Grande. Em um dos locais, na Capital, foi constatado o crime de furto de energia e o suspeito foi preso em flagrante delito.
Foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais relevantes para o andamento das investigações, que serão analisados e juntados ao inquérito que tramita na Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá.
Os endereços alvos das buscas foram previamente identificados pelos policiais civis, após diligências visando identificar e esclarecer o funcionamento das atividades ilícitas praticadas pelos suspeitos.
Conforme apurado pela Polícia Civil, os envolvidos integraram um grupo criminoso especializado em golpes virtuais com movimentações financeiras fraudulentas e utilização indevida de contas bancárias, gerando prejuízos à coletividade e a vítimas ainda sob identificação.
De acordo com o delegado que coordena o trabalho, Pablo Carneiro, os atos investigativos e de averiguações continuam e os investigados serão formalmente ouvidos acerca dos fatos em apuração.
Nome da operação
Saldo Devedor remete à ideia de que, ainda que passado tempo significativo desde o início dos ilícitos, os envolvidos agora respondem pelos atos cometidos, enfatizando que a conta da justiça sempre chega, independentemente do tempo transcorrido.