MINISTÉRIO DAS MULHERES

Vereadoras de Rondonópolis solicitam implantação da Casa da Mulher Brasileira no município

As parlamentares destacaram a urgência de um espaço especializado para acolher as mulheres em situação de violência

por Da Redação

28 de Março de 2025, 20h23

None
Divulgação

Preocupadas com os índices alarmantes de violência contra a mulher em Rondonópolis e em Mato Grosso, as vereadoras Kalynka Meirelles e Mariuva Valentin participaram, na última terça-feira (25), de uma reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília. A reunião foi viabilizada pelo senador Wellington Fagundes e teve como principal pauta a discussão sobre a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB) no município.

Durante a reunião, as vereadoras apresentaram dados alarmantes sobre a violência contra a mulher em Rondonópolis e em Mato Grosso, o estado lidera o número de feminicídios no Brasil. Um dos casos destacados foi o assassinato de Yasmin Farias Cardoso, de 27 anos, morta a facadas pelo ex-namorado em sua residência, no dia 20 de março. Este e outros casos exemplificam a necessidade urgente de um espaço especializado para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência.
As parlamentares destacaram a urgência de um espaço especializado para acolher as mulheres em situação de violência, como a Casa da Mulher Brasileira, que reúne em um único local serviços como apoio psicossocial, delegacia, juizado, Defensoria Pública, e até mesmo apoio à autonomia econômica.
Elas também solicitaram que o estado de Mato Grosso receba mais atenção e investimentos para que a violência contra a mulher seja efetivamente combatida, e que o estado deixe de ser líder no número de feminicídios no país.