INVESTIGADO NA ARARATH

TCE nega aposentadoria de conselheiro afastado pelo STF

Teis foi apontado pelo ex-governador Silval Barbosa de participar de um esquema de propina que desviou R$ 53 milhões dos cofres públicos.

por Estevan de Melo - de Cuiabá

28 de Abril de 2021, 09h36

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) negou o pedido de aposentadoria do conselheiro Waldir Teis, que foi afastado do cargo em 2017.

Teis foi apontado pelo ex-governador Silval Barbosa de participar de um esquema de propina que desviou R$ 53 milhões dos cofres públicos.

O pagamento era concedido em troca de dar pareceres favoráveis e não colocar entraves no andamento das obras da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o órgão, o conselheiro não apresentou a documentação básica necessária para a concessão da aposentadoria com vencimento integral.

“Após análise pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas e pela Consultoria Jurídica Geral, ficou constatado que o conselheiro requerente preenche os requisitos para concessão de aposentadoria por tempo de contribuição, com proventos integrais, pela média contributiva, porém não apresentou os documentos necessários ao pedido de aposentadoria expressos no Manual de Triagem deste Tribunal”, diz trecho de decisão.

Teis protocolou seu pedido de aposentadoria em dezembro do ano passado.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, encaminhou notificação ao TCE, em janeiro deste ano, recomendando que não fosse concedida a aposentadoria a membros do órgão que tivessem pendências judiciais.

Teis chegou a ser preso durante a 16ª fase da Operação Ararath em julho do ano passado.

Na época, ele foi flagrado por um agente da Polícia Federal descendo 16 andares, pela escadaria, para tentar descartar folhas de cheque em um cesto de lixo.