EXEMPLOS
10ª zona eleitoral de Rondonópolis realiza treinamento de mesários e homenageia colaboradores de longa data
28 de Setembro de 2024, 07h07
Nesta quinta-feira (26/09), a 10ª Zona Eleitoral de Rondonópolis finalizou o treinamento da última turma de mesários para as próximas eleições, com um toque especial: duas homenagens emocionantes marcaram o evento. Georgina Luisa de Lara e Dorival Borges da Costa, voluntários dedicados, foram reconhecidos por suas longas trajetórias a serviço da democracia.
Georgina, que já trabalhou em 16 eleições, e Dorival, que é o mesário com a maior idade, 68 anos, receberam uma caneca e uma moção de congratulações em agradecimento pelo compromisso voluntário. Esse gesto simbólico, que reflete a gratidão a todos os mesários, foi custeado pelo juiz eleitoral da 10ª ZE, Dr. Rhamice Abdallah.
Histórias que inspiram
Dorival Borges da Costa começou sua jornada em 1976, em Giratinga, quando a contagem de votos ainda era manual, realizada com urnas de lona. Desde então, sua dedicação e participação na organização das eleições evoluíram junto com a Justiça Eleitoral. Ao ser questionado sobre o reconhecimento, ele declarou que “foi uma surpresa, eu não esperava. Mas fico muito feliz por contribuir tanto tempo. Para a juventude, meu recado é: participem, sejam cidadãos. O trabalho como mesário é fundamental para a nossa democracia”.
Georgina Luisa de Lara, que também recebeu a homenagem, destacou a importância de sua atuação ao longo de 16 eleições e deixou uma mensagem de incentivo aos novos mesários. "É um trabalho de grande responsabilidade. A todos que são convocados, levem a sério. E para os jovens, inscrevam-se como voluntários, é um aprendizado e uma maneira de contribuir com o país".
Reconhecimento ao voluntariado
As homenagens servem como um símbolo de agradecimento e reconhecimento ao esforço de tantos mesários que, voluntariamente, se dedicam ao processo eleitoral. O ato de valorizar figuras como Georgina e Dorival reforça o papel essencial que eles desempenham para garantir o bom andamento das eleições, destacou o magistrado.
A campanha “Mesário Voluntário”, mencionada pelos homenageados, convida jovens e adultos a se inscreverem e contribuírem com a cidadania, fortalecendo ainda mais a democracia.