RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Na Grécia, primeira-dama de MT recebe faixa preta de Jiu-Jitsu e título de embaixadora mundial do esporte

“Por esforço e dedicação excepcionais ao Parajiu-Jitsu. Sua constante ajuda e apoio mudaram a vida de muitos atletas e o próprio esporte para sempre”, homenageou a JJIF

por Da redação

29 de Outubro de 2024, 07h48

None
Divulgação

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, participou, neste domingo (27.10), do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu em Heraklion, na Grécia. Anteriormente reconhecida como Madrinha Nacional do Parajiu-Jitsu pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP), agora ela integra a elite do esporte mundial como faixa preta e Embaixadora Mundial.

A comitiva liderada pela primeira-dama Virginia Mendes conta também com os secretários de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), David Moura; de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Bugalho; e a coordenadora da Unidade de Assuntos Internacionais do Governo, Rita Chiletto.

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secel, Mato Grosso levou a maior delegação de desporto e paradesportivo da história, com 15 integrantes.

O reconhecimento à primeira-dama do Estado foi entregue pelos membros da diretoria da JJIF, Christian Horvath e Joachim Thumfar, representando o Governo dos Emirados Árabes Unidos, que prioriza o Jiu-Jitsu como uma ferramenta para o desenvolvimento intelectual, disciplina e relações comerciais entre países que apoiam o esporte.

Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, a primeira-dama Virginia Mendes deu o primeiro passo na categoria esportiva ao abraçar a causa dos paratletas de Barra do Garças e Canarana da Associação Mato-Grossense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (AMJJP) e FBJJP, sob a gestão do presidente Elcirley Luz e do vice-presidente Mário Édson (Cowboy).

Um quadro também foi entregue à Virginia Mendes com a seguinte mensagem: “Por esforço e dedicação excepcionais ao Parajiu-Jitsu. Sua constante ajuda e apoio mudaram a vida de muitos atletas e o próprio esporte para sempre.”


 

Para Virginia Mendes, a faixa preta e o título de Embaixadora Mundial do Jiu-Jitsu foram uma surpresa.

“Eu não imaginava que receberia esse reconhecimento, fiquei muito emocionada. Agradeço de coração ao Christian e ao Joachim por essa honraria, e também ao meu querido amigo Elcirley, que realiza um verdadeiro trabalho de doação ao esporte, ao professor Mário, minha equipe UNAF, ao secretário David Moura e à secretária Grasi. Ninguém faz nada sozinho”, agradeceu Virginia Mendes.

“Ninguém faz nada sozinho; isso só está acontecendo porque o governador Mauro Mendes tem dado atenção a essa causa tão importante. Não consigo encontrar palavras para agradecer, mas sei que minha responsabilidade aumenta a cada dia”, destacou a primeira-dama de MT.

Ela ainda lembrou momentos marcantes das competições e falou sobre sua visão do esporte, enfatizando como as oportunidades podem ser ampliadas através da conexão com os Emirados Árabes Unidos, principal investidor do segmento e países envolvidos na causa.

“Tive a oportunidade de conversar com membros internacionais do esporte. Com esse título, acredito que mais portas serão abertas para o nosso estado, que está sendo reconhecido como ‘Estado da Inclusão’. Quero ampliar o acesso ao esporte através de projetos para que outros municípios, além de Barra do Garças e Canarana, também tenham acesso ao poder transformador desse esporte”, ressaltou Virginia Mendes.


 

O austríaco Christian Horvath destacou o papel relevante que a primeira-dama Virginia Mendes desenvolve de maneira voluntária. “Hoje temos Mato Grosso como um grande parceiro, porque a primeira-dama do Estado tem dado total atenção ao esporte que dirigimos. O Jiu-Jitsu tem salvado vidas, e esse reconhecimento é pela sua dedicação e doação às pessoas que mais precisam. Ela ama o que faz”, afirmou.

O presidente da FBJJP e da AMJJP, Elcirley Luz, avaliou a participação da Embaixadora Mundial como imprescindível.

“A aproximação da primeira-dama Virginia Mendes foi crucial para os frutos que estamos colhendo. Não é fácil, ainda mais na categoria que participamos; somos invisíveis para muitos, mas ela está fazendo as pessoas nos enxergarem, porque tem voz. Com certeza, a primeira-dama de MT alcançará muito mais. O estado do Agro, agora, é também o da Inclusão”, ratificou.


 

A delegação mato-grossense já conquistou 14 medalhas no campeonato, sendo seis delas de ouro. Nesta segunda-feira (29.10), atletas e paratletas continuam competindo.