29.307 VAGAS RESTANTES

Matrículas presenciais para o ano letivo de 2026 continuam abertas na rede estadual de ensino

Para a matrícula é preciso apresentar a documentação comumente exigida, além de manter dados de contato atualizados

por Da redação

29 de Novembro de 2025, 08h01

None
Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reforça aos pais e responsáveis que ainda há 29.307 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026 nas escolas da rede estadual de ensino.

Pais, responsáveis e estudantes maiores de idade que não conseguiram realizar a matrícula via internet podem garantir a vaga diretamente nas unidades escolares.

Recomenda-se preparar previamente a documentação comumente exigida (certidão de nascimento ou documento de identificação, CPF, comprovante de residência, histórico/declaração escolar e carteira de vacinação), além de manter dados de contato atualizados.

Até o momento, das 45.500 vagas oferecidas pela Seduc no processo de matrícula online, 15.773 (cerca de 34,67%) já foram preenchidas. Agora, a matrícula presencial continua aberta, permitindo que os interessados busquem a escola estadual mais próxima para efetuar o cadastro.

Em casos onde não há vagas disponíveis na escola desejada, a Seduc orienta que os pais ou responsáveis entrem em contato com a Diretoria Regional de Educação (DRE) ou com a Diretoria Metropolitana de Educação (DME), que poderão indicar outras unidades com vagas abertas.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o processo de matrícula web, encerrado no dia 10 de novembro, foi tranquilo e sem intercorrências, com grande adesão das famílias.

“A Seduc-MT acompanhou cada etapa para garantir que o sistema fosse ágil e seguro. Para aqueles que ainda não conseguiram realizar a matrícula, as escolas estão de portas abertas para atendê-los presencialmente," afirmou o secretário.

Alan também destacou que não há motivos para preocupação: “todas as crianças e jovens terão acesso à educação pública de qualidade. Ele garantiu que as equipes da Seduc, das escolas e das DREs estão prontas para orientar as famílias e ajudar na escolha das unidades com vagas disponíveis”.