SEQUESTRO

PF e Polícia Nacional do Peru propiciam retorno de mato-grossense retida no país andino

A mulher, que retornou ao Brasil na sexta-feira (27/12), foi vítima de um esquema de extorsão mediante sequestro

por Da redação

29 de Dezembro de 2024, 07h16

None
Divulgação

A Polícia Federal e a Polícia Nacional do Peru realizaram operação que resultou no retorno seguro de uma brasileira, que se encontrava em território peruano, nesta última sexta-feira (27/12). A mulher foi impedida de deixar o país andino após ser alvo de um esquema de extorsão para a sua liberação.

Em 11/12/2024, familiares da vítima registraram boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia Civil em Cuiabá/MT, relatando que sua parente estava retida contra sua vontade em Lima, no Peru. De posse das informações, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso acionou a Polícia Federal, solicitando apoio para investigar o suposto crime de extorsão mediante sequestro em território estrangeiro. Diante dos fatos, a Adidância da Polícia Federal em Lima articulou as medidas necessárias para garantir o retorno da brasileira. 

O caso reforça o compromisso das autoridades brasileiras na proteção dos cidadãos, mesmo quando enfrentam situações delicadas fora do país. A parceria entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional do Peru exemplifica a cooperação internacional na localização de desaparecidos e no enfrentamento aos crimes transnacionais.