EM RONDONÓPOLIS
Secretaria de Saúde confirma 14 notificações de síndrome respiratória aguda grave
Dados são referentes de janeiro a março deste ano. Secretaria alerta sobre Campanha de Vacinação
29 de Março de 2016, 11h30
O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou durante entrevista ao site GazetaMT, que os casos de síndrome respiratória aguda grave subiram de 7 para 14 notificações de janeiro a março deste ano. A preocupação é com o Vírus H1N1.
Segundo Lizziane Campos, enfermeira da vigilância epidemiológica responsável por agravos, esses casos foram notificados no Pronto Atendimento, Hospital Regional, Santa Casa e Pronto Atendimento Unimed de Rondonópolis.
"Vale lembrar a população, que foi coletado material de todos esses pacientes e encaminhados a laboratórios nacionais para sabermos se algum desses casos é proveniente de H1N1. No entanto, não temos uma data precisa para divulgação destes resultados", destaca Lizziane.
De acordo com o gerente de Departamento de Saúde Coletiva, Edgar da Silva Prates, enquanto os resultados destes exames não chegam, todos os pacientes estão recebendo medicamento e acompanhamento. "Como forma de prevenção, os pacientes começam a ser medicados com "tamiflu", usado para combater Vírus H1N1 da gripe suína. Isso acaba assustando os pacientes. Mas, é necessário que eles entendam que esta é apenas uma forma de prevenção, por não sabermos, se de fato, eles estão com a doença", esclarece Edgar.
No início deste mês a secretária de saúde, Marildes Ferreira, alertou a população sobre os riscos e a prevenção dessa enfermidade. Sendo uma gripe mais forte que a comum, aflige geralmente pessoas que estão com debilidades e com deficiência imunológica.
MORTE SUSPEITA
No dia 16 de março, o paciente Silvio Peron Nunes de 49 anos faleceu no Pronto Atendimento de Rondonópolis, após ser diagnosticado com síndrome de desconforto respiratória aguda.
Durante entrevista ao site GazetaMT, por telefone, a secretária de saúde do Município, Marildes Ferreira, falou sobre o caso. "O paciente deu entrada no PA com uma gripe muito forte, e que acabou evoluindo para uma pneumonia. O histórico do paciente era bem complicado, o que agravou o tratamento" explicou a gestora municipal.
Conforme o gerente de departamento de saúde coletiva, Edgar da Silva Prates, após confirmado o óbito descrito pelos médicos como falência múltipla dos órgãos, foram coletados materiais genéticos para confirmação exata da morte, como por exemplo, se foi causada pelo Vírus H1N1.
"Após a data do óbito, temos um prazo de 60 dias para esclarecermos para família, a verdadeira causa da morte".
De acordo com os médicos, a síndrome respiratória aguda grave tem diferença da gripe comum. O fator falta de ar mostra o agravamento da doença e o comprometimento do pulmão, portanto a consulta ao médico é importante, para o diagnóstico. Febre, dor de cabeça, dor nas juntas entre outros sintomas comuns à gripe também podem aparecer.
CAMPANHA DE VACINAÇÃO
A Campanha de vacinação contra gripe A começa mais cedo neste ano, no dia 30 abril. A ação terá como grupos prioritários crianças menores de cinco anos, gestantes, mães que deram à luz recentemente, pessoas acima de 60 anos, indígenas, trabalhadores da saúde e portadores de comorbidades, como doença respiratória crônica, doença cardiovascular e transtornos imunológicos.
As doses da vacina são repassadas pelo Ministério da Saúde.