ANVISA NEGOU IMPORTAÇÃO
Mendes se une a governadores para pedir intervenção jurídica junto ao STF na liberação da Sputnik V
De acordo com a Anvisa, a fabricante Russa não enviou todo relatório técnico capaz de comprovar que o imunizante atende a padrões de qualidade.
29 de Abril de 2021, 11h06

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), deputado estadual Dr. João (MDB), afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM) deve se unir a outros estados, para pedir uma intervenção jurídica junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir a liberação da vacina Sputnik V, no combate ao covid-19.
A declaração foi realizada na tarde de quarta-feira (28), logo após o parlamentar sair de uma reunião com o Chefe do Executivo Estadual.
“O governo do Estado vai continuar solicitando da Anvisa a liberação e vai também junto com os outros governadores no STF para liberar as vacinas pra gente”, declarou o deputado.
Na última segunda-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou por unanimidade, pedidos de importação da vacina russa.
De acordo com a Anvisa, a fabricante não enviou todo relatório técnico capaz de comprovar que o imunizante atende a padrões de qualidade.
“O que eu percebo, acho que a Anvisa está meio lenta, porque se for analisar, mais de 50 países do mundo estão usando essa vacina, então acho que tem condição de usar”, argumentou parlamentar.
Na oportunidade, Dr. João ainda declarou que se Mato Grosso recebesse as 1,2 milhões de doses que seriam compradas, a pandemia estaria quase resolvida no Estado.
Casos de Covid em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou na tarde de quarta-feira (28), 2.089 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.
Cuiabá ainda aparece em primeiro lugar entre os 10 municípios com maior número de casos da doença.
A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 84,21%.