5ª VÍTIMA FATAL

Mulher que morreu de Covid-19 em Rondonópolis era cardíaca e diabética

Ela foi internada na UTI da Santa Casa em 24 de maio com febre, desconforto respiratório e fraqueza

por Redação com assessoria

29 de Maio de 2020, 14h32

Foto: Reuters
Foto: Reuters

Uma senhora de 69 anos é a mais nova vítima fatal da Covid-19 no município de Rondonópolis (MT). Ela foi internada na UTI da Santa Casa em 24 de maio com febre, desconforto respiratório e fraqueza.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou que está foi a 5ª morte por coronavírus na cidade. Além de apresentar o tabagismo como fator de risco, a mulher era cardíaca e portadora de diabetes.

Foto: reprodução 

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (28), 2.085 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 54 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As sete mortes mais recentes confirmadas envolveram residentes de Várzea Grande, Cuiabá, Alta Floresta, Jauru, Jangada e Rondonópolis.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.