educação e história
Comunidade quilombola do Mata Cavalo ganha escola visando educação e herança cultural
O local é marcado pela história e cultura dos primeiros habitantes do quilombo, um verdadeiro referencial a história afro no Estado
29 de Junho de 2012, 13h00

Conhecida como Complexo de Mata Cavalo, a comunidade Quilombola que se encontra em Nossa Senhora do Livramento (65 km da capital), recebeu nesta quinta-feira (28) a visita do governador em exercício, Chico Daltro, para a entrega da Escola Estadual Professora Tereza Conceição de Arruda.
A escola beneficiará cerca de 110 alunos das comunidades quilombolas - tais como Ourinhos, Estiva, Aguaçu, Mata Cavalo de Baixo, Mata Cavalo de Cima, Mutuca e Capim Verde - que irão contar com o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens Adultos (EJA).
O governador destacou a importância de uma estrutura escolar de qualidade para o acesso do conhecimento, além de um local para a manutenção das origens e da cultura local. A professora de biologia Rosângela Silva, 32 anos, ministrará aulas na escola e se mostra confiante com o novo desafio.
"Sou desta comunidade e a expectativa é continuar aqui. É meu dever contribuir, ajudar minha comunidade e meus amigos", defende. Para ela, com uma estrutura física de qualidade e novas tecnologias será possível oferecer um ensino melhor, com novas práticas pedagógicas.
COMUNIDADE DE MATA CAVALO
Uma das mais antigas de Mato Grosso, a comunidade abriga a mais de cento e vinte anos os descendentes dos escravos que herdaram essa área de terra, e que resistem até hoje a pressão dos fazendeiros da região.
O local é uma fonte de história e cultura dos quilombolas, onde o espírito de Zumbi dos Palmares é sempre lembrado para fazer com que as tradições sejam mantidas em meio a globalização.