MATO GROSSO

Allan Kardec está de quarentena após testar positivo para Covid-19

Allan Kardec é o terceiro secretário estadual diagnosticado com a doença

por Redação

29 de Junho de 2020, 16h15

Foto: divulgação ALMT
Foto: divulgação ALMT

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Allan Kardec, testou positivo para o novo coronavírus. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (29), mas ele já estava em isolamento social desde o fim de semana.

Segundo o governo do estado, o secretário ficou de quarentena após sentiu alguns sintomas da doença. Ele cumprirá o período de isolamento seguindo recomendação e protocolos.

Allan Kardec é o terceiro secretário estadual diagnosticado com a Covid-19. Antes, os secretários de Saúde, Gilberto Figueiredo, e do Gabinete de Governo, Alberto Machado, também testaram positivo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, até a tarde desse domingo (28), 14.654 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 556 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.