OPINIÃO
A relação entre Nutrição e Performance Esportiva
29 de Julho de 2024, 13h06
Sem uma nutrição de qualidade, nenhum corpo consegue sustentar uma vida atlética. A nutrição esportiva, especialidade da nutrição focada em atletas e indivíduos fisicamente ativos, fornece o combustível e a recuperação que essas pessoas precisam para treinar com mais intensidade, recuperar-se mais rápido e, em última instância, atingir o auge de seu desempenho esportivo.
Atletas de todos os níveis precisam de uma dieta bem equilibrada para manter a energia, promover a recuperação muscular e otimizar a performance.
Assim, um corpo bem nutrido pode realizar feitos que um corpo mal nutrido não consegue. A alimentação adequada não apenas melhora o desempenho, mas também previne lesões e contribui para uma vida saudável em geral. Uma dieta equilibrada precisa ter carboidratos, que é a principal fonte de energia para atividades de alta intensidade. Os carboidratos são armazenados nos músculos e no fígado como glicogênio, que é utilizado durante o exercício e os atletas precisam consumir carboidratos suficientes para manter os níveis de glicogênio, evitando a fadiga precoce.
As proteínas também são essenciais para a reparação e crescimento muscular. Após o exercício, a ingestão de proteínas ajuda na recuperação e no aumento da massa muscular.
Além disso, embora frequentemente vistas como vilãs, as gorduras são importantes para a saúde geral e fornecem energia para atividades de longa duração. Gorduras saudáveis, como as encontradas em peixes, nozes, sementes e abacate, devem fazer parte da dieta de um atleta.
Micronutrientes como ferro, cálcio, vitamina D e magnésio também são vitais para funções corporais específicas, como transporte de oxigênio, saúde óssea e contração muscular. Deficiências podem levar a problemas de saúde e comprometer o desempenho.
Não menos importante, manter-se hidratado é fundamental para o desempenho esportivo. A desidratação pode reduzir a força, a velocidade e a resistência, além de aumentar o risco de lesões. Por isso a importância de beber água regularmente e, durante exercícios prolongados, considerar bebidas esportivas que reponham eletrólitos.
Além do mais, certos suplementos podem complementar a ingestão alimentar e atender a necessidades específicas de desempenho ou deficiências.
No entanto, os atletas devem adotar a suplementação com cautela, e buscar orientação de profissionais qualificados para garantir segurança, eficácia e conformidade com padrões regulatórios. O nutricionista esportivo prescreverá os suplementos, realizando uma avaliação minuciosa das necessidades nutricionais, identificando possíveis deficiências e monitorando a resposta do corpo, garantindo que todos os sistemas corporais funcionem de forma eficiente.
A nutrição é uma parte integral do treinamento esportivo. Com a prática de atividade física regular e o acompanhamento de um especialista, é possível obter resultados excelentes. O trabalho integrado do nutricionista e o atleta pode ajudar a personalizar planos alimentares que atendam às necessidades individuais e objetivos específicos de cada pessoa.
Garantir uma nutrição adequada e equilibrada, aliada à prática regular de atividades físicas, é o caminho para um corpo saudável e um desempenho esportivo otimizado.
*Thamires Roberta Felix Bastos é nutricionista e pós graduanda em nutrição esportiva e estética