MAPA DA VIOLÊNCIA

Quatro cidades do MT estão entre as 150 com maiores taxas de homicídio por arma de fogo

por GazetaMT

29 de Agosto de 2016, 07h08

Quatro cidades do MT estão entre as 150 com maiores taxas de homicídio por arma de fogo
Quatro cidades do MT estão entre as 150 com maiores taxas de homicídio por arma de fogo

A informação consta no estudo 'Mapa da Violência 2016', coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO).

Segundo o levantamento, 4 cidades de Mato Grosso aparecem no ranking: Primavera do Leste, Várzea Grande (na região metropolitana de Cuiabá), Rondonópolis e Colniza.

A pesquisa usou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Ministério da Saúde de 2014. O estudo avaliou dados de mortes causadas por acidente, homicídio, suicídio ou motivo indeterminado causadas com uso de arma de fogo.

Primavera do Leste aparece na posição 92ª, Várzea Grande é a 110ª, Rondonópolis em 125º lugar e Colniza no 144º lugar. Os dados levaram em consideração o processo de desconcentração econômica nas cidades, que gerou novos atrativos de investimento, força de trabalho, migrações e oferta de emprego.

Esses fatores, agregando com as deficiências e insuficiências nos Estados, contribuíram para a 'atração' da criminalidade e violência nesses municípios.

Outro fator, conforme o levantamento, é que algumas cidades são consideradas rotas de grandes organizações de contrabando de armas ou produtos, pirataria e tráfico de drogas. As cidades citadas também podem ter registrados de trabalho escravo, grilagem de terras, empreendimentos agrícolas e interesses políticos e financeiros.

"Nós não podemos deixar de associar a criminalidade pela ausência e fragilidade de políticas de prevenção ao crime. [As vítimas] são jovens que deveriam estar integradas no mercado de trabalho ou no ambiente escolar. Há um fracasso no sistema de inclusão desses jovens. Estando ausentes os direitos e cidadania, eles ficam em vulnerabilidade aos demais riscos como drogas, inimizades e brigas", criticou o sociólogo Naldson Ramos da Costa.

"Colniza é histórica a participação. É uma região de extensão territorial com disputa de terras e ausência do poder público na área rural. Existe o problema de grilagem de terras e pistolagem", comentou o sociólogo.

No entanto, as 4 cidades representam apenas 2,8% do total dos municípios mais violentos quanto aos assassinatos por arma de fogo.

 

Com informações FolhaMax